Alagoas inicia vacinação contra gripe A

Alagoas realiza entre 8 e 19 de março a primeira campanha de vacinação contra a gripe A nos 102 municípios alagoanos. O objetivo da ação preventiva é imunizar a população contra o vírus H1N1, que somente em 2009 atingiu 31 pessoas, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).

Nesta quarta-feira (24), o tema será discutido durante reunião em Brasília entre técnicos do Ministério da Saúde (MS) e coordenadores de imunização de todo o País. Na primeira etapa da campanha serão imunizados profissionais da rede de atenção à saúde que atuam no sistema de vacinação das secretarias municipais, além das populações indígenas.

A partir de 22 de março, será a vez das gestantes, pessoas acometidas por doenças crônicas e crianças com seis meses a dois anos de idade. Já a terceira fase, que deve acontecer de 5 a 23 de abril, será destinada aos adultos com idade entre 20 e 29 anos. De 24 de abril a 7 de maio, a campanha de imunização terá como público-alvo os idosos, que serão vacinados, simultaneamente, contra a gripe A e a influenza sazonal.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Sandra Canuto, a vacina é destinada aos alagoanos que possuem doenças crônicas, a exemplo de obesidade mórbida, doenças respiratórias crônicas desde a infância, doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória, imunodeprimidos, doenças renais, hepáticas e hematológicas e portadores de cardiopatia e de Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca.

A doença – A gripe A é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus A, também chamado de H1N1. Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro, ou do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe A. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina, adquirida pelo MS, será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos