Interiorização da Ufal no Litoral Norte

Arlindo Tavares/AMAReitora Ana Dayse esteve presente na reunião da AMA

Reitora Ana Dayse esteve presente na reunião da AMA

Alagoas é o estado que tem o maior número de prefeitas mulheres. E foi as homenageando que a reunião da AMA, nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, foi presidida pela secretária geral, Renilde Bulhões, prefeita de Santana do Ipanema. A discussão da interiorização da Universidade Federal no litoral Norte foi apresentada pela Reitora Ana Dayse Dória. A proposta é que o município de Porto Calvo sedie o novo Campus para atender a uma terceira região de Alagoas: o Litoral Norte.

“Nosso Estado possui três grandes regiões, com diferentes características, duas delas, o Sertão e o Agreste, já foram contempladas com um Campus da Universidade. Agora, é a vez de desenvolvimento educacional no Litoral Norte”, justificou a Reitora. Levando em conta os baixos indicadores da educação em Alagoas, a procura dos alunos de escolas públicas pela Universidade é sempre grande, cerca de 68%. “É por isso que a proposta de expansão é válida, temos que levar até próximo deles a educação superior. A meta é instalar o programa no próximo ano, para isso precisamos do apoio da AMA, da mobilização do maior número de prefeitos possível para que me acompanhem até Brasília e junto ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, possamos expor a realidade e a necessidade alagoana”, ressaltou Ana Dayse.

A ação irá beneficiar os municípios: Campestre, Colônia Leopoldina, Flexeiras, Jacuipe, Japaratinga, Joaquim Gomes, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Porto Calvo, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e São Miguel dos Milagres. Ao todo, a população estimada da região é de 230 mil habitantes.

A implantação do projeto em Porto Calvo é justificada pelos índices do IBGE, que mostram o maior número de matrículas para o ensino médio em 2008, entre os municípios da Mata/ Litoral Norte. “Uma vaga dentro da Universidade custa muito caro para União. É preciso que o município tenha além de uma estrutura física, uma consolidação mais firme da educação”, analisou a Reitora.

“Eu sei como é importante para região a implantação de uma Universidade, lá em Arapiraca foi um importante passo para educação”, completou o presidente, Luciano Barbosa. Ele anunciou que vai liderar um grupo de prefeitos para em conjunto com a Ufal e o governo, pressionar o MEC para viabilizar o Campus, o mais rápido possível.

Fonte: Ascom/AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos