INSS: Peritos já podem conferir gabarito

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulga, até o fim deste mês, o resultado oficial do concurso público realizado no domingo (7) para contratação de 500 peritos médicos previdenciários. O gabarito com o resultado preliminar poderá ser conferido hoje (9) no site da organizadora, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe-UnB), www.cespe.unb.br/concursos/. Também está disponível o formulário de recurso.

Dos 9.971 inscritos, 6.395 realizaram a prova, cerca de 35,9% de abstenção. Os aprovados deverão ser chamados na primeira quinzena de abril. Das 500 vagas oferecidas, 5% serão reservadas a pessoas com deficiência. O salário básico inicial é de R$ 4.149,89, porém com a gratificação de desempenho pode chegar a R$ 8.013,89 para jornada de 40 horas semanais, acrescido de auxílio alimentação e transporte.

Os novos peritos irão reforçar o atendimento nas Agências da Previdência Social (APS), substituindo os profissionais que se aposentaram. Os médicos contratados também irão trabalhar nas novas unidades previstas no Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX). As vagas foram distribuídas pelas 100 gerências executivas no país.

Além deste concurso, o governo encaminhou ao Congresso Nacional projeto de lei solicitando a criação de outros 500 cargos efetivos de perito médico. O objetivo é adequar a estrutura do INSS para a criação das 720 novas unidades de atendimento do PEX. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família e, atualmente, tramita na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

O quadro de perito médico previdenciário do INSS é composto por 5.152 profissionais que trabalham na concessão e renovação de benefícios nas 1.124 APS fixas espalhadas pelos 965 municípios brasileiros.

Fonte: INSS/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos