Operação do IMA e BPA flagra devastação ambiental em São Miguel

Uma operação desencadeada às 4h desta sexta-feira, dia 12, pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e Instituto do Meio Ambiente (IMA) flagrou vários pontos de desmatamento em reservas de Mata Atlântica no entorno das fazendas Sinimbu e Pau Brasil, localizadas no município de São Miguel dos Campos, cidade a 63 quilômetros de Maceió.

A operação envolveu incursões terrestres e aéreas para realizar o mapeamento das áreas desmatadas na região. Os militares chegaram ao local após denúncias e constataram, principalmente no entorno da Fazenda Pau Brasil, várias irregularidades e uma grande área devastada.

De acordo com o comandante do BPA, tenente-coronel Maxwell Santos, foram encontradas toras de madeira, equipamentos utilizados por lenhadores – que denotam a utilização de motosserra, vestígios de acampamentos, além de material de caça. Não houve prisões.

Segundo Santos, a operação foi considerada bem-sucedida, uma vez que a utilização da aeronave do Governo do Estado permitiu o mapeamento da região por meio de GPS. O militar informou, ainda, que uma operação realizada nesta quinta-feira, 11, na cidade de Anadia, resultou na apreensão de 105 toras de madeira nativa, cuja extração é proibida por lei.

Maxwell Santos disse, ainda, que além do trabalho policial, são realizadas atividades educativas. Ainda nesta sexta-feira, 12, os policiais visitaram madeireiras localizadas na cidade de São Miguel dos Campos e nenhuma madeira ilegal foi localizada.

A madeira apreendida será trazida para a sede do IMA em Maceió.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos