Vigilância orienta comerciantes sobre pescado

IlustraçãoIlustração

Cerca de 70 comerciantes de pescado dos mercados públicos do bairro do Tabuleiro e Jacintinho participarão de curso de capacitação para Boas Práticas em Manipulação de Pescados, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio da Vigilância Sanitária de Maceió.

O curso será realizado no auditório da SMS, em duas etapas. No dia 22 de março, das 16h às 20h o curso será destinado aos comerciantes do mercado do Jacintinho. Já no dia 24 (16h às 20h), será a vez dos comerciantes do mercado do Tabuleiro e Benedito Bentes.

De acordo com a coordenação da Inspetoria de Alimentos, a ideia é orientar os comerciantes sobre a forma correta de manipular e acondicionar os produtos, sobretudo, com a proximidade da Semana Santa, quando há aumento na demanda do pescado.

A inspetoria ressalta a importância de os comerciantes ficarem atentos acerca do vestuário para o comércio (roupas com mangas de cores claras, e touca e luvas); e o acondicionamento adequado dos produtos (caixas térmica com gelo). Após a aplicação do curso os comerciantes serão cobrados pela Vigilância através de fiscalizações.

Fiscalizações
Uma equipe da Inspetoria de Alimentos da VISA realizou na sexta-feira, 12, nova fiscalização na Balança de peixes da Pajuçara. Na ocasião os pescadores foram orientados sobre a higiene do estabelecimento e característica do pescado (odor, textura e cor).

“Quanto ao odor o pescado não deverá apresentar cheiro repugnante, quanto a textura da pele e escamas devem apresentar aderência ao corpo. Já a coloração não deve apresentar manchas pelo corpo”, explica o inspetor Alexandre Valeiro.

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos