Reeducandas ganham dia de cidadania

As reeducandas do presídio Santa Luzia irão receber um Dia de Cidadania nesta sexta-feira (19), a partir das 8h. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública de Alagoas, e faz parte da programação do mês da mulher.

Durante o evento, a equipe do Programa Estadual de DST e AIDS da Secretaria de Estado da Saúde vai fazer um trabalho de conscientização com as detentas. “Vamos ainda distribuir camisinhas e fazer o teste rápido de AIDS em cada uma da detentas que demonstrarem interesse . O momento servirá para sensibilizá-las para que elas entendam a importância da prevenção”, disse a coordenadora do programa, Fátima Rodrigues. Além da AIDS, as reeducandas terão direito a diagnósticos de outras doenças como tuberculose e hanseníase. A equipe de saúde do presídio fará exames de citologia e colposcopia.

O Tribunal de Justiça vai ofertar a emissão de documentos como Título de Eleitor, CPF, Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade e ainda tratamento odontológico para as 127 detentas. “Nós, da Justiça, precisamos dar as condições mínimas para que essas mulheres saiam da prisão com condições de viverem soltas. A auto-estima é uma grande aliada nesse processo; por isso, além da documentação e tratamento odontológico, ainda vamos levar uma pessoa para oferecer corte de cabelo a elas”, disse o coordenador do projeto Justiça Itinerante, juiz Domingos de Araújo Lima Neto.

O projeto ainda conta com os serviços do SENAC, produtos Mary Kay, e Água de Cheiro, para dar um dia de beleza às presas, com escova e corte de cabelo, maquiagem, entre outros. O Dia de Cidadania será encerrado com o show da cantora alagoana Elaine Kundera.

Fonte: Ascom TJ e Secretaria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos