Agricultores participam de reunião no Palácio

As 71 famílias camponesas dos assentamentos Quilombo dos Palmares e Jubileu 2000, que recebem o apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT-AL) reivindicam desde o ano passado a melhoria das estradas e a recuperação das pontes que dão acesso a cidade de São Miguel dos Milagres no litoral norte de Alagoas. Hoje (24.03) às 15h, representantes das áreas participarão de uma reunião na sala de imprensa, no Palácio República dos Palmares em Maceió.

Também estarão presentes o superintendente estadual do Incra, Gilberto Coutinho; Marcos Bezerra, Ouvidor Agrário Estadual; Macos Vital, presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER); a assessora do Gabinete Civil, Celina Peixoto; e coordenadores da CPT.

Atualmente, a comercialização dos produtos agrícolas está sendo prejudicada porque as pontes feitas com toras de coqueiro estão quebradas, a estrada tem muitos buracos e os caminhões que fazem o frete não conseguem chegar ao local. Além disso, os moradores têm que andar várias horas para ter acesso aos postos de saúde e até a escola, inclusive, os alunos que estudam à noite arriscam as suas vidas porque não existe transporte público.

O encontro é resultado da mobilização que teve início ontem, após o dia todo de ocupação na prefeitura do município. Cerca de 30 trabalhadores rurais ainda estão no local para pressionar as autoridades, já que o inverno se aproxima e os problemas tendem a se agravar. Caso a situação não seja resolvida, eles permanecerão no prédio por tempo indeterminado.

Promessa
Essa reivindicação é antiga, somente em 2009 foram duas ocupações: uma no dia 16 de junho e a outra no dia 08 de setembro. Na ocasião o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra-AL), Gilberto Coutinho, afirmou que existia um recurso de 410 mil reais para a execução das obras, mas até agora nada foi cumprido.

Fonte: Ascom CPT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos