Enfermeiros são afastados por exercício ilegal

googlegoogle

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) afastou 30 funcionários do Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini, de Bento Gonçalves, por exercício ilegal da profissão. A operação chamada Florence Nightingale, em homenagem a uma das pioneiras da enfermagem, constatou a atuação de funcionários sem formação técnica.

Segundo o coordenador da Subseção de Caxias, Paulo César Pich, estes trabalhadores eram contratados como auxiliares hospitalares, mas atuavam como técnicos de enfermagem, inclusive em setores como a hemodiálise, pediatria e UTI, assumindo escalas de plantão. Os funcionários afastados são estudantes do curso de técnico em enfermagem mantido pelo próprio hospital, mas que ainda não tinham formação para assumir essas funções. Pich exemplifica que uma das profissionais foi contratada em fevereiro de 2009 para o setor de hemodiálise, mas só estava apta a fazer estágio um ano e dois meses depois.

— A hemodiálise exige experiência. Ela era uma leiga que estava desenvolvendo o mesmo trabalho de um enfermeiro. O maior risco é para paciente. E ele não sabe identificar quem está apto a trabalhar naquilo ou não, já que todos estavam de jaleco branco — diz Pich.

Conforme o coordenador, cerca de 10% dos técnicos do hospital se encontravam em situação irregular. A fiscalização, que contou com seis enfermeiros, partiu de denúncia anônima.

— Os funcionários afastados se identificavam como técnicos de enfermagem nos prontuários e usavam números de registro fictício — conta Pich.

Nesta sexta-feira, serão encaminhadas notificações para a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária de Bento Gonçalves, além de representação cível contra os funcionários afastados na Delegacia de Polícia por exercício ilegal da profissão. O hospital será notificado e o responsável técnico pela enfermagem na instituição será chamado a prestar esclarecimentos ao Conselho.

O administrador do hospital, Armando Piletti, sustenta que estudantes não exercem o trabalho de profissionais da instituição. Ele afirma que eles apenas faziam aulas práticas com supervisão, sem se envolver diretamente no trabalho.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos