Lira diz que parecer do Ibama é absurdo

AssessoriaAssessoria

O deputado federal Benedito de Lira – PP de Alagoas, usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, para denunciar e condenar o parecer do IBAMA, contra a instalação do Estaleiro Eisa, Alagoas S.A, a ser localizado no Pontal do Coruripe, município de Coruripe. Segundo ele, em 40 anos de vida pública, nunca viu tamanho absurdo e que pode prejudicar mais uma vez o desenvolvimento econômico de Alagoas.

O deputado destacou que a implantação do estaleiro é um dos maiores empreendimentos das ultimas décadas no Estado e trará investimentos de 1 bilhão de reais, além de gerar 4 mil e 500 empregos diretos e mais nove mil indiretos, o que pode beneficiar uma população de mais cem mil pessoas na região. Ele lembrou ainda que o estaleiro, localizado numa área de mais de dois milhões de metros quadrados, será um dos maiores das Américas.

Benedito de Lira criticou a forma como o IBAMA vem atuando no caso, e ressaltou que " chega-se ao disparate da intromissão daquela autarquia em questões que não são de sua alçada e que não estão sujeitas às normas pertinentes", citando um trecho do parecer do Instituto sobre a instalação do estaleiro que considera sem fundamentos, e pediu para que o referido texto seja anexado a sua fala para ser registrado nos anais da casa. O texto destacado avalia as consequências socioeconômicas da implantação do Eisa concluindo que a iniciativa …" acarretará migração para o Estado de Alagoas de trabalhadores em busca de oportunidades de emprego. Tal fato gera favelização e sobrecarga nos serviços públicos, já carentes no Estado (saúde, saneamento básico, educação, etc). Outro ponto relevante, diz respeito, ao porte do empreendimento que acarretará demanda por diversos insumos não presentes em Alagoas, impactando o sistema viário nas unidades federativas vizinhas e a dinâmica da economia regional."

De acordo com informações obtidas pelo deputado junto ao secretário do desenvolvimento econômico, Luiz Otávio Gomes, a conclusão dos estudos para os licenciamentos ambientais visando à implantação do Estaleiro Eisa Alagoas S.A está prevista para no máximo o mês de junho do corrente ano. Segundo Benedito de Lira, a expectativa é a de que este prazo seja cumprido e que o entendimento e o bom senso prevaleçam por parte das autoridades ambientais para que as obras sejam o mais breve possível iniciadas e o mais rápido possível concluídas. E disse " minha atuação parlamentar foi e sempre será pautada no trabalho para reverter os tristes indicadores sociais de minha querida Alagoas. Este empreendimento estaleiro, que é será o maior empreendimento do estado de alagoas terá um forte impacto na economia do nosso estado acelerando assim a reversão desses indicadores"

Ao concluir seu discurso, o deputado enfatizou que é solidário ao governo do estado e aos prefeitos, vereadores, lideranças políticas e comunitárias dos municípios que compõem a região que será beneficiada pelo projeto, aos empresários, e toda a sociedade alagoana, que está apreensiva e em dúvidas sobre a instalação do estaleiro no Estado.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos