Prêmio de educação ambiental ‘Amigos do Mar’

DivulgaçãoDivulgação

As inscrições para a Sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar, referente a 2010, estão abertas até o dia 21 de maio. O Prêmio Amigos do Mar é iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar. O Projeto Tamar é uma parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Fundação Pró-Tamar, com o patrocínio da Petrobrás. As inscrições foram abertas a 22 de março, em que foi comemorado o Dia Mundial da Água.

Na Sétima Edição serão 10 escolas premiadas, entre as escolas públicas credenciadas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil e que se candidatarem. Em 2009, na Sexta Edição, participaram 1.295 escolas, atingindo mais de 400 mil alunos.

A edição de 2010 do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar está cercada de novidades, como o lançamento de uma nova versão do Guia do Professor “Nossas Águas Sempre Limpas”, uma ferramenta pedagógica para auxiliar os professores em sala de aula e em atividades extra-classe relacionadas aos temas propostos pelo Programa Amigos do Mar.

A nova versão do Guia do Professor inclui quatro aulas relacionadas ao aquecimento global, um dos temas ambientais mais presentes na mídia nos últimos tempos e que representa um dos maiores desafios para a comunidade internacional no século 21.

Outra novidade na Sétima Edição é que todo material de divulgação e pedagógico utilizado, inclusive a nova versão do Guia do Professor, terá a certificação do selo FSC – Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal em português. O selo FSC garante que a madeira utilizada na produção do papel é fornecida por fontes controladas, oriunda também de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável.

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar é um concurso de desenho entre escolas municipais de ensino fundamental. Em duplas, os alunos são estimulados a fazer um desenho livre sobre o tema “Nossas águas sempre limpas”, com base no que aprenderam em aulas temáticas. Essas aulas são oferecidas no guia de educação ambiental “Nossas Águas Sempre Limpas”, à disposição de qualquer escola brasileira pelo site http://www.amigosdomarnaescola.com.br em versão eletrônica para download. No site www.amigosdomarnaescola.com.br/credenciadas as escolas poderão acessar o regulamento completo da sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar.

A escola elege os melhores desenhos entre seus alunos e os envia para a comissão julgadora, composta por artistas, arte-educadores e biólogos. A premiação das escolas finalistas e vencedoras acontece sempre no final de cada ano. As escolas vencedoras em cada categoria recebem a visita de biólogos do Projeto Tamar e ganham kits biológicos, aprofundando o conhecimento dos alunos e comunidade educativa sobre a conservação das águas e das espécies marinhas.

São duas categorias em disputa: Categoria A – alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos). Categoria B – alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (regulamentação nova em nove anos). Em cada categoria são escolhidas cinco escolas finalistas. O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar terá, portanto, 10 escolas públicas premiadas em 2010.

Desde 2003 o Programa Amigos do Mar já atingiu mais de 2 milhões de alunos de mais de 6 mil escolas públicas e privadas de 16 estados. Com a Sétima Edição do Prêmio de Educação Ambiental, o Instituto Arcor Brasil, que completa seis anos de atividades em maio, consolida uma atuação cada vez maior em várias regiões brasileiras.

Fonte: Assessoria/Instituto Arcor Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos