Força tarefa do IMA-Ibama dará parecer sobre estaleiro

Fotos: AssessoriaA bancada alagoana na Câmara Federal participou do encontro defendendo o Estaleiro Eisa em Coruripe

A bancada alagoana na Câmara Federal participou do encontro defendendo o Estaleiro Eisa em Coruripe

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o presidente do Ibama, Abelardo Azevedo, decidiram, ontem, na reunião com a bancada alagoana no Congresso Nacional, o governador Teotonio Vilela Filho e o prefeito Marx Beltrão, de Coruripe, criar uma força tarefa do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (Ima) e do instituto federal para apresentar em duas semanas um novo parecer sobre o impacto ambiental do Estaleiro Eisa, em Coruripe.

O encontro foi considerado “extremamente positivo” pelo senador Renan Calheiros, ao resumir o resultado da audiência em pronunciamento no plenário, no início da noite, logo após a reunião com a ministra e o presidente do Ibama. “A audiência vem mais uma vez comprovar que o interesse público se sobrepõe as vontades individuais”, disse o senador, lembrando que “todas as vezes que Alagoas precisou da união de seus representantes em prol do estado, as eventuais divergências partidárias foram colocadas em segundo plano. E os resultados deste encontro não poderiam ser melhores”.

O estudo do Ima-Ibama, com o licenciamento prévio para as obras, será apresentado em 15 dias. O senador elogiou a objetividade demonstrada pela ministra Izabella e reiterou seu interesse pela implantação do estaleiro, que tem investimento previsto da ordem de R$ 1,5 bilhão e expectativa de geração de 4 mil empregos diretos e outros milhares de empregos indiretos.

“Alagoas não foi discriminada pelo governo do presidente Lula, pelo contrário, e não será prejudicada por devaneios e delírios sociológicos. As considerações anteriores do Ibama, inventando dificuldades para prejudicar a obra, são impróprias e nocivas ao Estado de Alagoas”, afirmou o líder do PMDB em seu pronunciamento.

Renan disse ainda que respeita os quadros do Ibama, “formado na grande maioria de profissionais responsáveis”, mas as considerações sobre o estaleiro, segundo ele, “são risíveis”. E completou: “Até potenciais riscos de favelização são citados impropriamente no parecer do instituto, o que consideramos um excesso e um afronta a Alagoas, que necessita muito do empreendimento”.

Além das bancadas de deputados e senadores de Alagoas, do governador e do prefeito de Coruripe, participou do encontro com ministra do Meio Ambiente e o presidente do Ibama, também, o presidente do Ima, Adriano Augusto de Araújo Jorge. A audiência foi agendada pelo senador Renan a pedido do prefeito Marx Beltrão, diante da expectativa de que seu município poderia perder o empreendimento.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos