Defesa Social realiza palestras sobre drogas

A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) realiza, nesta terça-feira (27), uma programação especial para cerca de 100 alunos do Colégio Cristo Rei. O evento terá início às 8h, no pátio do Quartel Geral da Polícia Militar, com hasteamento das bandeiras e apresentação do canil da PM, e às 9h, os estudantes assistirão a duas palestras com os temas: “Drogas! Um compromisso de Todos”, que será ministrada pelo diretor de Políticas Públicas da Defesa Social, Romildo Albuquerque e “A importância do Aluno”, que aborda a temática da autoestima e será debatida com os estudantes pelo psicólogo Keginaldo Paiva, no auditório da Defesa Social.

A ação faz parte de um Ciclo de Palestras – que teve início no mês de março, recebendo 90 alunos da Escola de Serviço Social da Indústria (Sesi) – e antecederá uma campanha intensiva da Defesa Social no combate às drogas em Alagoas, que acontecerá em maio.

Para o psicólogo Keginaldo Paiva, o projeto do Ciclo de Palestras surgiu ao se observar que havia uma lacuna no processo de informação em relação ao tema drogas para jovens acima de 14 anos, mesma faixa etária de idade onde é registrado o maior número de homicídios, segundo dados estatísticos.

“Através da palestra, procuraremos resgatar a cidadania e valorização desses jovens, para incentivá-los a serem multiplicadores na obrigação e responsabilidade de prevenção, diminuição e combate ao tráfico de drogas na sua escola e na comunidade onde vive. Mas a ação não acabará com o término da palestra. Iremos posteriormente à escola fazer um acompanhamento desses jovens,” afirmou Keginaldo.

O diretor de Políticas Públicas da Defesa Social, Romildo Albuquerque, conceituará para os jovens a classificação das drogas, os princípios ativos, o potencial de cada uma e quais são as de maior uso no Estado, mostrando seus malefícios e os problemas que elas trazem para a saúde e para o convívio em sociedade.

“As drogas são um dos principais problemas enfrentados pela sociedade contemporânea, mas não é um problema atual. Ela vem sendo usada há milhares de anos e hoje, cada vez mais, há a necessidade de esclarecer através de debates nos vários segmentos da sociedade, principalmente com os jovens, que são as maiores vítimas desse mal,” disse Albuquerque.

As escolas que participarem do projeto serão presenteadas com kits da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas contendo cartilhas sobre o tema abordado e que ficarão à disposição dos alunos nas bibliotecas, com a finalidade de promover pesquisas escolares. A campanha ainda contará com distribuição de panfletos, camiseta e material de informação.

Fonte: Ascom Seds

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos