Adefal faz campanha educativa sobre ruído

IlustraçãoIlustração

A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal realiza nesta quinta-feira (29), “Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído” uma campanha educativa em vários pontos da Cidade alertando a população para os cuidados com a audição. Este ano a campanha tem como público alvo os profissionais de consultórios e clínicas odontológicas e fábricas.

A campanha conta com o apoio de uma equipe multiprofissional do serviço e saúde auditiva da Adefal, composta por fonoaudiólogos, assistente social e psicóloga, e tem como missão alertar população para os perigos da Perda Auditiva Induzida por Ruídos – PAIR, doença que afeta diretamente a saúde e qualidade de vida do indivíduo.

Durante período da manhã os profissionais estarão realizando visitas em fábricas do Distrito Industrial, já no período à tarde a equipe encerra a campanha com um plantão educativo em vários consultórios e clínicas odontológicas da Cidade.

Durante a abordagem além de panfletos educativos os profissionais estarão orientando a população para identificar sintomas simples do PAIR, que surgem no início da doença como: perda auditiva leve, zumbido, dificuldade de discriminar sons, transtornos comportamentais, cardiovasculares, digestivos, neurológicos e de comunicação.

Ao falar da campanha a assistente social Lidiane Ferraz, responsável pelo setor auditivo da Adefal, destacou que a mesma tem como foco uma ação de saúde preventiva. Segunda a assistente social é preciso ficar alerta, pois na maioria dos casos quando a perda auditiva é diagnosticada a doença já está em estágios irreversíveis.

“O PAIR é um tipo de perda auditiva lenta e progressiva que se instala com a exposição freqüente a barulhos intensos e o pior é que muitas vezes essa perda só é diagnosticada quando os sintomas mais fortes surgem e neste caso o paciente já está com um comprometimento auditivo grave”, alertou Lidiane Ferraz acrescentando que se a perda auditiva for diagnosticada de forma precoce as chances de um tratamento mais eficaz aumentam muito.

Fonte: Jade Magalhães/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos