Pilar lembra última execução no Brasil

IlustraçãoIlustração

O município do Pilar foi mais uma vez palco da encenação da última execução da pena da morte no Brasil. Atores do Grupo Teatral e Sócio-Cultural de Pilar (Grutesc) realizaram a peça teatral que foi assistida hoje por centenas de populares e convidados entre eles estudantes de direito.

Penalidade máxima aplicada pela Justiça Civil aos acusados de crime, que graças à modificação da lei penal foi extinta há 134 anos; sendo registrada pela última vez no país no dia 28 de abril de 1876, na cidade do Pilar.

O condenado foi um escravo chamado Francisco acusado de ter assassinado seus donos. A encenação se dá com a passagem do personagem do escravo pelas principais ruas do Pilar, acompanhado de figurantes e ao som de música afro.

Um dos momentos da encenação é a leitura da pena de morte aplicada ao escravo e os motivos que levaram a Justiça da época a decidir pela morte do condenado. O enforcamento ocorreu no dia 28 de abril de 1876, no sítio Bonga no Pilar.

Segundo um dos organizadores da encenação, Sergio Moraes, no próximo ano vai se tentar a contratação de atores de novelas para participarem da peça teatral que poderá contar com uma produção maior.

Fonte: Ascom/Pilar

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos