Catadores protestam em frente ao lixão

Alagoas24HorasLixão de Maceió

Lixão de Maceió

Cerca de 100 catadores e catadoras que sobrevivem recolhendo os resíduos sólidos do lixão de Maceió realizam um protesto desde o final da manhã desta sexta-feira, dia 29, no bairro de Jacarecica. Eles querem chamar a atenção da sociedade para o fechamento do lixão que acontecerá amanhã (30) e a ausência de medidas compensatórias que atendam às famílias.

A manifestação acontece em frente à entrada do lixão, os catadores fecharam a pista principal do litoral norte e atearam fogo em pneus. O trânsito está bloqueado, apenas ambulâncias são autorizadas a passar. Policiais militares da Rádio Patrulha já chegaram no local e esytão negociando a paralisação, mas os catadores continuam resistindo.

Com a implantação do aterro sanitário, eles reivindicam o reconhecimento dos catadores como profissionais da coleta seletiva; a implantação do Projeto de Lei que regulamente o sistema municipal de coleta seletiva; valorização das cooperativas de catadores; apoio na forma de salário mínimo compensatório durante seis meses para que os catadores possam sobreviver enquanto se capacitam e viabilizam seus empreendimentos.

Às 14h, um outro grupo segue para a sede da Prefeitura de Maceió onde participarão da primeira reunião do Conselho Municipal de Economia Solidária. Na ocasião serão analisadas a situação dos catadores e a importância do Plano Municipal de Coleta Seletiva, pautas defendidas pelo Ceasb e Cáritas Diocesana.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos