Eletrobras: parcelamento de débitos

Ascom CigipAscom Cigip

Representantes da Eletrobras Distribuição Alagoas apresentaram aos prefeitos, uma proposta de parcelamento em 180 meses, referente aos débitos dos municípios com a concessionária. O encontrou foi no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos, (AMA), nesta segunda-feira, (3), com a participação da diretoria do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (Cigip). Os municípios terão o prazo de 15 dias, para apresentar uma proposta conciliatória, após este prazo, em 45 dias será firmado com os prefeitos a consolidação dos débitos.

Em parceria, AMA e Cigip, irão assessorar os prefeitos nas demandas com advogados, contadores e equipe técnica de engenheiros eletricistas, no intuito de realizar vistoria nas faturas, caso seja constado algum erro de leitura, um relatório será entregue à Eletrobras para que seja adequada a real situação.

De acordo com o gerente de atendimento da Eletrobras, Miguel Orsolete, a iniciativa é tornar os municípios adimplentes e rever os débitos anteriores, mas a fatura mensal deve ser paga em dia. “Vamos encaminhar o relatório de todo débito para cada município e deixaremos uma cópia na AMA. Assim os gestores poderão questionar ou reconhecer a dívida, após o questionamento e revisto a solicitação de cada prefeito, é necessário o comprometimento com o acordo firmado”, salientou Orsolete.

O presidente da AMA, Luciano Barbosa, presidiu a reunião, e destacou que os prefeitos têm o interesse de saber a verdadeira situação do município, é necessário que cada gestor saiba o que deve, e se esse valor realmente corresponde. “É imprescindível o processo de reconhecimento da dívida, a decisão de negociação deve ser tomada pelo prefeito. Solicitamos à Eletrobras que elabore uma nova proposta que atenda todos os municípios, e que trate das exceções para que todos sejam enquadrados”, ressaltou o presidente.

“Precisamos que a proposta fundamente a origem da dívida. O consórcio conta com 52 municípios consorciados, temos o exemplo de Santana do Ipanema, que pagava uma conta alta, a equipe técnica realizou vistorias nas instalações dos prédios públicos e na iluminação pública local, a partir daí, foi traçado com o gerente do município trabalho de eficientização energética. O resultado foi a economia de 50%, dentre outros municípios que conseguiram organizar suas contas, por isso cada município deverá ser avaliado de forma criteriosa”, concluiu o presidente do Cigip, Marcelo Lima.

Fonte: Ascom/Cigip

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos