Rio Largo: prefeitura entrega reforma da SMTT

Ascom Rio LargoAscom Rio Largo

Neste mês de maio a prefeitura de Rio Largo, através da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT/RL) realiza uma série de atividades. Entre elas estão a entrega da reforma do prédio sede, no dia 10, que vai contar com um mini- auditório; promove um curso de capacitação com os agentes de trânsito e realiza duas campanhas educativas: a primeira visa respeitar os transeuntes na faixa de pedestre e a outra, assegurar gratuitamente as vagas das pessoas da melhor idade em estacionamentos da cidade.

“Estaremos inaugurando no próximo dia 10 a reforma da sede da SMTT, que oferecerá melhor conforto aos usuários, e vamos inaugurar no mesmo dia o mini-auditório, que servirá para atender aos usuários de trânsito de nossa cidade, bem como para realizar palestras e eventos educativos voltados para a temática do trânsito”, informou Silvio Sarmento. O superintendente avisou que ainda este mês vai refazer a pintura das faixas de pedestres e lombadas além de instalar uma ilha para disciplinamento de trânsito na praça Humaitá, no Centro.

Agentes de Trânsito

Para oferecer uma melhor qualidade nos serviços a SMTT estará realizando entre 10 e 22 de maio um curso de capacitação para os agentes de trânsito. O curso tem duração de 40 horas com atualizações em matérias como História do Trânsito; Educação de Trânsito; Legislação; Penalidades; Medidas Administrativas; Fiscalização e Operação; Engenharia de Tráfego; Veículo e Habilitação e Perícia de Trânsito. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados na área de trânsito. O curso acontece no então inaugurado auditório.

Prioridade é o pedestre

Uma das campanhas educativas que a SMTT vai realizar é sobre a importância do respeito à faixa de pedestre. “Os pedestres conquistaram o respeito ao uso da faixa de pedestre. Deixar de dar preferência de passagem ao pedestre quando ele está na faixa ou aos portadores de deficiência física, criança, idosos e gestantes é infração”, disse Silvio Sarmento.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, parar o automóvel na faixa de pedestre na mudança de sinal incide em multa. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública é infração gravíssima. Além de pagar a multa, o infrator tem sua carteira suspensa, o veículo é retido e o documento de habilitação é recolhido pela autoridade de trânsito.

Vários procedimentos devem ser rigorosamente observados na travessia do pedestre: onde houver sinalização e faixa de pedestre deve-se obedecer o semáforo parando antes da faixa e só se movimentar após a passagem completa do pedestre; onde há faixa e não há semáforo, deve-se dirigir em velocidade reduzida e dar a vez ao pedestre. Já onde não há sinalização, o condutor deve estar atento se há pedestres transitando, para dar-lhe prioridade.

Direitos respeitados

A outra campanha, busca garantir o direito de gratuidade dos idosos nos estacionamentos. “A prefeitura vai fazer valer a Lei na cidade e no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares para garantir a gratuidade nas vagas de idosos nos estacionamentos. A SMTT já está cadastrando pessoas acima de 60 anos para que elas possam receber o Cartão Especial de Estacionamento”, disse o superintendente. O cadastramento pode ser feito das 8h às 14h na sede da SMTT, no bairro Prefeito Antônio Lins de Souza, antigo Tabuleiro do Pinto.

Começou a valer no ano passado a Lei que determina que motoristas com mais de 60 anos de idade possam ter acesso aos estacionamentos gratuitamente. A permissão é feita por meio do cartão especial . A validade tem o mesmo prazo da Carteira Nacional de Habilitação do usuário.

Para beneficiar-se da reserva de vaga de que trata esta Lei a pessoa idosa deverá preencher um dos seguintes requisitos: ser condutora e proprietária do veículo; ser condutora e não-proprietária do veículo ou não ser condutora e ser proprietária do veículo.

Fonte: Ascom Rio Largo

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos