Projeto envolve União, Estado e rede privada

GoogleGoogle

A parceria entre os poderes público estadual e federal e a iniciativa privada resultou em um projeto inédito, em Maceió, que terá início na próxima segunda-feira (17) e se estenderá, pelo menos, até o mês de dezembro deste ano. Trata-se do projeto Educação Verde – promovendo a convivência ambiental.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e a rede de supermercados Unicompra estão engajados no projeto que vai envolver 1.700 alunos da rede pública municipal de ensino com idades entre 8 e 10 anos. As atividades terão início no dia 17, às 9h, na sede do Ibama, no bairro da Gruta.

O foco do projeto é a flora e a fauna. O primeiro irá ensinar crianças na produção de mudas através de oficinas. As mudas serão de girassol e técnicos do Ibama asseguram que a partir do aprendizado da produção dessa planta as crianças terão conhecimento suficiente para produção de outras espécies de mudas desde a germinação até a fase adulta.

Na fauna o direcionamento do projeto é combater o tráfico de animais silvestres. As crianças vão receber kits e entre os itens estarão jogos educativos como quebra-cabeça e jogo da memória. No Ibama, as crianças poderão montar quebra-cabeças gigantes.

Uma das primeiras unidades de ensino inseridas no projeto é a Escola Municipal Hévia Valéria, localizada no Vilage Campestre. As crianças também participarão de palestras para ter acesso a informações e saber curiosidades.

Para o responsável pela área de fauna do Ibama, Mário Daniel Sarmento, esses alunos serão transformados em multiplicadores e essas informações chegarão às famílias das crianças.

De acordo com Mário Daniel, a parceria entre o Ibama e o Unicompra acontece há alguns anos com o fornecimento de alimentos para os animais que ficam no instituto e também com um trabalho de educação ambiental. “Percebemos que nos juntando podemos fazer um trabalho mais completo e que renda frutos para a mudança de consciência dos adultos e uma formação ambiental correta para as novas gerações. Foi assim que surgiu a parceria”, explicou Mário.

Apesar de o projeto já iniciar na prática na próxima segunda-feira, o termo de cooperação para o desenvolvimento do projeto Educação Verde – promovendo a convivência ambiental será assinado no próximo dia 1º, quando terá início a programação da Semana do Meio Ambiente.

Fonte: Fabiana Silva/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos