Copa: Eletrobras garante que greve não afetará fornecimento de energia

Alagoas24horas/ArquivoPlaca de greve na entrada da Eletrobras

Placa de greve na entrada da Eletrobras

Para quem estava preocupado com a falta de assistência da Eletrobras Distribuição Alagoas durante o período da Copa do Mundo, em função da greve dos servidores deflagrada nesta quarta-feira, 9, a empresa garante reforço no atendimento emergencial, com efetivo duplicado. A informação foi transmitida na tarde desta quinta-feira, 10, durante uma entrevista na sede da Eletrobras com uma equipe de engenheiros da empresa.

Segundo o engenheiro Fernando Amaral, mesmo com a greve serão mantidos os serviços essenciais, a exemplo do atendimento emergencial. Ele explica que normalmente a equipe conta com 100 servidores, mas durante os jogos da Copa serão designados 215 servidores para trabalhar na emergência.

“Podemos ficar desprevenidos na área burocrática administrativa, mas não deixaremos de atender a população nas emergências. Se for preciso disponibilizaremos os 30% obrigatórios de serviços essenciais ao funcionamento da empresa somente para a área de operações”, garantiu Amaral.

A preocupação da equipe técnica da Eletrobras tem um motivo: os prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de energia elétrica que ocorreu entre sexta e domingo passado (6), resultado das fortes chuvas que caíram em Alagoas. Durante os dias mencionados o número de ocorrências triplicou. Conforme dados da empresa, em dias normais são registradas 85 ocorrências. Esse número subiu para 285 ao dia e cerca de 620 atendimentos durante os três dias.

Os motivos apresentados para os problemas de falta de energia não são novidade: ventos fortes e chuvas teriam provocado queima de transformadores e rompimento de redes de energia. A empresa afirma que os prejuízos foram enormes, mas não souberam informar o quantitativo. “O maior prejuízo foi o transtorno causado a população”, disse Fernando Amaral e emendou: “A Eletrobras pede desculpas a população pelos transtornos causados. Queremos informar que não medimos esforços no sentido de resolver os problemas”.

Vacinas

Questionado sobre o levantamento acerca da falta de energia nas unidades de saúde que registraram perda de vacinas, anunciado pela assessoria de comunicação na segunda-feira (7), a equipe de engenheiros afirmou que ainda não foi concluído e a previsão é que fique pronto até a próxima quarta-feira, 16. “Alguns dos defeitos podem ter sido de ordem interna”, cogitou Amaral, mesmo diante do registro da Secretaria Municipal de Saúde da perda de 10.615 doses de vacina resultante da falta de energia na região que compreende 12 unidades de saúde.

O engenheiro informa à população que em casos de prejuízos com bens duráveis o consumidor deve procurar a empresa através do: 08000820196 e registrar a reclamação. Já nos casos de bens perecíveis – a exemplo de comerciantes de alimentos – os consumidores devem procurar a sede da empresa para registrar a reclamação.

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