Náutico vence o ASA nos minutos finais e assume a liderança da Série B

Bobby Fabisak/JC ImagemBobby Fabisak/JC Imagem

Do JC Online

O Náutico foi mais valente do que técnico para alcançar a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Com um belo gol de Zé Carlos aos 45 minutos do segundo tempo, o timbu venceu o ASA por 2×1, nesta terça-feira (13), nos Aflitos e chegou aos 17 pontos, deixando para trás o Figueirense, que somou 16. Apesar das falhas, os alvirrubros foram recompensados por nunca desistir dos três pontos e tentar o placar que lhe favorecia até o fim.

Embora tenha entrado em campo com cinco jogadores no meio de campo e apenas um atacante de ofício, a postura do ASA não foi defensivista como se poderia prever. O técnico Vica usou essa formação para marcar o Náutico dentro de seu campo defensivo e, assim, conseguiu equilibrar as ações e, ao mesmo tempo, afastar a possibilidade de pressão que normalmente o time alvirrubro faz em seus domínios.

Essa atitude forçou os erros na saída de bola do time da casa, acrescidos da distância entre os volantes e meias. Assim, os primeiros lances de perigo foram para os visitantes. Aos quatro, Cleiton bateu falta e Glédson espalmou bem. Aos 11, o mesmo Cleiton aproveitou saída errada de Ramirez para chutar forte e o goleiro timbu mandar a escanteio.

O Náutico só conseguiu encaixar melhor seu jogo a partir dos 20 minutos. O ASA deixou de pressionar e o timbu começou a criar mais, culminando numa bela tabela entre João Henrique e Geílson aos 27 e o chute deste último no travessão. Apesar de tirar os alagoanos de seu campo, o jogo continuava equilibrado e sem que os dois times conseguissem finalizar muito dentro das áreas.

Coube aos donos da casa a chance de furar a defesa aos 42 minutos, fruto de uma jogada individual. Giovani desceu pela meia esquerda e cruzou na medida para Cristiano cabecear no canto esquerdo de Paulo Musse.

O ASA voltou para o segundo tempo com Sílvio no lugar de Éverton. A rigor, a mudança não significou mudança tática, já que era um zagueiro por outro. O que alterou foi a, até certo ponto, sonolência do time pernambucano. Errando passes demais, o Náutico ficou mais longe do segundo gol.

Para sorte dos alvirrubros, o oponente também não conseguia acertar o passe final e não levava grande perigo. O gol de empate só saiu por uma infelicidade do goleiro Glédson, até então, um dos melhores em campo. No cruzamento de Sílvio, o capitão escorregou e a bola resvalou em seu braço. Caiu limpa para Júnior Viçosa empurrar para o gol.

A pressão de voltar à frente do placar desarticulou o Náutico ainda mais. Os setores muito distantes entre si e a falta de um meia para organizar o jogo atrapalharam bastante. A válvula de escape eram as jogadas pelos lados, com Thiaguinho, que contou com o apoio de Tinga e Zé Carlos.

Mas aí apareceram outros problemas. Zé Carlos não tinha tanta explosão e Tinga não acertava nenhum cruzamento – todos tomavam o rumo da linha de fundo. Já o ASA limitou-se a se defender e não conseguia encaixar os contra-ataques. No meio da desorganização, a única maneira de o timbu sair com a vitória seria na bola parada. E ela apareceu aos 45 minutos. Zé Carlos bateu falta na barreira, pegou o rebote e mandou um belo chute no canto esquerdo.

CRAQUE – Apesar da derrota, o craque do jogo, escolhido pelos internautas do JC Online, foi do ASA. O lateral-direito Marcos Tamandaré recebeu 18% dos votos. Com 15% os alvirrubros Cristiano, Giovani e Zé Carlos empataram. Outro jogador lembrado foi Júnior Viçosa, também da equipe alagoana, que recebeu 12% das indicações.

Ficha do jogo:

Náutico: Gledson; César Prates (Tinga), Wescley, Walter e Zé Carlos; Ramirez, Rodrigo Pontes, João Henrique e Giovani (Thiago Marim); Cristiano (Thiaguinho) e Geilson. Técnico: Alexandre Gallo.

ASA: Paulo Musse; Marcos Tamandaré (Maizena), Éverton (Sílvio), Plínio e Magal; Jota, Audálio, Kal, Cleiton e Didira; Júnior Viçosa. Técnico: Vica.

Local: Aflitos. Árbitro: Wladyerisson Oliveira (CE). Assistentes: Francisco Feitosa, Francisco Aquino (ambos do CE). Gols: Cristiano, aos 42 do primeiro. Júnior Viçosa, aos 17; e Zé Carlos, aos 45 do segundo. Cartões amarelos: Rodrigo Pontes e Éverton.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos