Enchentes: Sesau verifica água consumida

Técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde estão realizando o bloqueio sanitário da água consumida nos municípios atingidos pelas enchentes. O objetivo da ação é garantir água de qualidade para os abrigos e a população das cidades onde o fornecimento foi interrompido, evitando o desencadeamento de doenças, a exemplo de diarréias.

Para isso, os técnicos interceptam os carros pipas que transportam a água, colhem amostras e analisam se o teor de cloro está em conformidade com a Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde (MS). Ela especifica a quantidade de cloro a ser utilizada na água para assegurar que a mesma seja considerada potável e, portanto, própria para consumo humano.

Além de inspecionar os carros pipas, os técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental também monitoram a água já armazenada nos abrigos. Eles analisam também as redes de abastecimento que estão em funcionamento e que não foram danificadas pelas enchentes.

“Este trabalho é muito importante, pois não basta apenas assegurar água para a população dos municípios atingidos pelas enchentes. Temos que garantir que a água tenha qualidade. Nosso trabalho é realizado para evitar mais sofrimento àqueles que perderam tudo ou estão sem o abastecimento de água em suas casas”, ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Elisabeth Rocha.

Treinamento

Para que o bloqueio sanitário seja realizado permanentemente, foram treinados os técnicos das Vigilâncias Ambientais e Sanitárias dos municípios afetados. “Esse procedimento irá garantir que o trabalho não seja interrompido e prejudique a população”, salientou a diretora.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos