Família afirma que paciente fugiu da área vermelha do HGE

Joseildo chegou em casa por volta das 2h30, sem camisa, sob forte chuva e completamente desorientado.

Familiares e amigos de Joseildo Diniz Leite, 46 anos, estão indignados com os fatos que antecederam a sua morte, ocorrida na madrugada desta sexta-feira, dia 30, em sua residência, localizada na Rua Santo Antonio, no bairro da Ponta Grossa.

A família acusa o Hospital Geral do Estado (HGE) de negligência, ao liberar um paciente cardíaco, que estava internado na área vermelha da unidade (destinada a pacientes graves), sem acompanhante e durante a madrugada. Segundo familiares, Joseildo Diniz chegou em casa por volta das 2h30 de hoje, sem camisa, sob forte chuva e completamente desorientado.

A mulher de Joseildo, Edinilza Leite, se disse indignada com a forma como o HGE teria tratado seu marido. Ao chegar em casa, Joseildo foi amparado por familiares, que o alimentaram e levaram-no para cama, onde viria a morrer cerca de duas horas depois. Joseildo ainda teria dito que saiu da área vermelha por estar sendo mal atendido na unidade de saúde.

A família relatou, ainda, que Joseildo havia sido internado duas vezes no dia de ontem. Na primeira, o paciente ficou na área azul, onde foi medicado e posteriormente liberado. À tarde, o paciente teria sofrido outro mal súbito e foi reconduzido para o hospital, desta vez sendo diagnosticado com uma grave cardiopatia e foi internado na área vermelha.

O paciente foi levado para o setor de raio-x, onde seria submetido a exame, mas devido a uma crise foi reconduzido ao leito. “Como não podíamos ficar no hospital deixamos meu marido lá. Durante a madrugada, fomos surpreendidos com a chegada dele em casa”, contou Edinilza.

A dona-de-casa relatou, ainda, que o marido passou mal por volta de 3h30 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou as ser acionado, mas ao chegar à sua residência apenas constatou a morte do paciente. O corpo de Joseildo foi recolhido pelo Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) e após liberação deverá ser levado para a Paraíba, onde ocorrerá o sepultamento.

HGE

A assessoria de comunicação do Hospital Geral do Estado (HGE) negou que o paciente tenha ‘fugido’ da unidade de saúde. De acordo com o prontuário médico de Joseildo Leite, o paciente recebeu alta hospitalar às 0h40, após apresentar melhora no quadro clínico.

O prontuário atesta, ainda, que o paciente estava estável e consciente, o quê, segundo a assessoria, teria garantido a liberação do paciente sem que os familiares tenham sido contatados.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos