IBGE inicia Censo Demográfico 2010

Começa nesse domingo, 1º de agosto de 2010, o 12º Censo Demográfico brasileiro. Ao longo desta semana e pelos próximos três meses, 3.033 recenseadores do IBGE se espalharão pelos 102 municípios alagoanos, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Seja nos domicílios particulares, seja em orfanatos, asilos e outros domicílios coletivos, ninguém ficará de fora dessa mega operação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 3.600 pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.

O Censo atingirá todos os 5.565 municípios brasileiros e para conseguir tirar a fotografia mais nítida possível da população e de sua condição de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração de todos, que devem receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE. É a partir das informações coletadas por eles que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Cada um dos 3.033 recenseadores que trabalhará em Alagoas poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE na Internet, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Enchentes

Em todo o Brasil, a coleta de dados começará no próximo domingo. Isso deverá acontecer, também, em boa parte dos municípios alagoanos. O diferencial em Alagoas são as cidades que foram afetadas pelas chuvas no mês de junho. Para o início dos trabalhos nos municípios de Branquinha, Santana do Mundaú, União dos Palmares, Murici e Joaquim Gomes, entre outros, o IBGE em Alagoas aguarda decisão que será tomada em conjunto com diretoria de Pesquisa e a Coordenação Técnica do Censo no Rio de Janeiro. O IBGE, junto ao Ministério do Planejamento, espera encontrar meios para que os municípios atingidos não sejam prejudicados na distribuição do Fundo de Participação do Municípios (FPM). Em Rio Largo e Quebrangulo, serão isolados apenas os setores prejudicados pelas enchentes, ocorrendo a coleta normalmente nos outros setores censitários.

Fonte: Ascom IBGE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos