Hemoal realiza coleta externa na Ufal nesta sexta

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informa que o estoque do órgão está em baixa. Nesta quinta-feira (19), até às 10h, o Hemoal contava apenas com 214 bolsas de sangue, quando seriam necessárias no mínimo 300. Para reverter esta situação, o Hemoal realiza coleta emergencial nesta sexta-feira, das 8h às 17h, no Campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Com a ação, que também irá marcar o encerramento da I Jornada Regional Farmacêutica da Ufal, a direção do Hemoal espera estabilizar o estoque de sangue. Isso porque, das 214 bolsas existentes no órgão até às 10h desta quinta-feira, havia apenas 20 de A+, duas de O- e uma de A-, de acordo com a diretora do hemocentro alagoano, Verônica Guedes.

“Estamos vivendo um momento em que nosso estoque está em baixa para fazer o atendimento diário e na próxima semana teremos um feriadão em Maceió, quando os católicos comemoram o Dia da Padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres. Como é de praxe haver um aumento no consumo de sangue durante os feriadões, já que as pessoas viajam e consomem bebidas alcoólicas em maior quantidade, temos que nos abastecer preventivamente”, alertou a diretora do Hemoal.

Critérios – Para se candidatar à doação, os candidatos devem ter idade superior a 18 anos, pesar acima de 50 kg e comparecer ao posto de doação portando um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, o candidato também não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite, após os 10 anos. A doação de sangue é proibida para as mulheres que estejam gestantes ou amamentando.

Ainda de acordo com Verônica Guedes, também haverá cadastro de doadores voluntários de Medula Óssea durante a ação do Hemoal. Para se cadastrar, o voluntário doa 5ml de sangue, para realizar um exame de compatibilidade e, caso seja encontrado um doador com as mesmas características genéticas do paciente, ele é convocado.

A partir de então, os exames de compatibilidade são repetido e, posteriormente, ele será submetido ao procedimento que resultará no transplante. O transplante consiste em uma pequena intervenção cirúrgica nos ossos da bacia – realizada em aproximadamente 90 minutos –, onde é aspirada à Medula Óssea, sem causar comprometimento à saúde do doador.

Fonte: Ascom/Hemoal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos