Trabalhos dos reeducandos são vendidos na 11ª Expolar

Mais uma vez os produtos confeccionados pelos reeducandos do Sistema Penitenciário Alagoano são destaque em uma grande feira multisetorial de Maceió. A 11ª Expolar começou no dia 27 de agosto, no Centro de Convenções, e segue até o feriado de 7 de setembro. Na feira também estão em exposição o artesanato e artigos produzidos na Fábrica de Esperança.

A comerciária Ana Clara dos Santos visitou o estande da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp) atraída pelos trabalhos em decupagem, que utiliza técnicas de colagens de papel em objetos variados. “É incrível saber que esses belíssimos e úteis objetos foram feitos pelos reeducandos”, disse Ana Clara.

Além da decupagem é possível encontrar no estande de 20 m² destinado à Fábrica de Esperança, peças de fuxico, biscuit, filé, pintura em tecido, marcenaria e marchetaria.

É segunda vez este ano que a Fábrica de Esperança expõe seus produtos ao grande público, a primeira foi na Feira dos Estados e Nações. Para a gerente de Educação, Produção e Laborterapia, Vanissa Veiga, foi uma experiência muito positiva.

“A comercialização de produtos excedeu a nossa expectativa. Pela primeira vez todas as vendas foram acompanhadas de Nota Fiscal. Todo dinheiro arrecadado vai direto para o Fundo Penitenciário e depois é revertido em investimentos nos presídios”, destacou.

Vanissa explica que agora ficou mais fácil comercializar os produtos e dar saída no estoque que é mantido na Fábrica. “O principal resultado desse sucesso é que podemos ampliar o número de reeducandos participando e a quantidade de oficinas. Hoje cerca de 150 reeducandos trabalham e são remunerados de acordo com o que determina a Lei de Execuções Penais”, disse.

Campanha ambiental – Durante o evento, técnicos da Igesp também aproveitaram para divulgar a campanha “Eu acredito num mundo melhor”. A ideia é incentivar a reciclagem de garrafas PET para a produção de cadeiras, cordas, tijolos, blocos, roupas, vassouras, escovas e travesseiros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos