Policial militar é investigado por usar viatura para ir a bordel

Tiago Braga – opovo.com.br

O capotamento, na tarde do último dia 24, chamou a atenção de quem passava pela BR-222, entre as cidades de Coreaú e Frecheirinha/ Ceará. Era mais uma Hilux da Polícia envolvida em acidente. Um PM morreu e uma adolescente de 15 anos, que também estava na viatura, ficou gravemente ferida. O que ninguém imaginava é que os policiais, fardados e em horário de serviço, haviam usado o carro da 2ª Companhia do 3º Batalhão para ir até um bordel “se divertir”, conforme denúncia publicada esta semana em portaria do Comando Geral da PM.

A portaria descreve o que teria ocorrido naquele dia. Segundo o documento, por volta de meio-dia, um cabo da unidade policial de Frecheirinha, a 305 quilômetros de Fortaleza, pegou a viatura e, na companhia de um outro policial, foi até o distrito de Ubaúna, em Coreaú, cidade vizinha. O intuito seria “se divertir em um bordel conhecido por ‘Foguim’”, segundo consta na portaria.

Na volta para Frecheirinha, já no fim da tarde, a Hilux capotou. Um dos PMs estava sem cinto de segurança e morreu na hora. O outro fugiu do local. No veículo, estava também uma adolescente de 15 anos, que teria embarcado na viatura no distrito de Ubaúna. Ela foi encaminhada, em estado grave, para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Conforme O POVO apurou, testemunhas disseram que o policial morto estava sem camisa. A arma dele havia sumido.

O outro policial que estava na viatura só foi encontrado horas depois. Ainda de acordo com a portaria, ele estava em um bar que funciona em um posto de gasolina, em Frecheirinha. O cabo estaria descalço, “parcialmente fardado” e portando a arma do PM que morreu. Era perto de 23 horas e ele foi encaminhado para a sede do 3º Batalhão (Sobral), onde foi autuado em flagrante.

O POVO entrou em contato com o capitão Artunane Alves, responsável pela 2ª Companhia do 3º Batalhão (Tianguá). “O processo corre em segredo de Justiça. O que posso dizer é que o caso está sendo apurado, tanto pela Corregedoria (Geral dos Órgãos de Segurança Pública) como pela Justiça Militar”, diz. Esta semana, o Comando Geral da PM também abriu um Conselho de Disciplina para investigar a denúncia. O caso está sendo mantido em sigilo pelas autoridades.

Três oficiais foram chamados para compor o Conselho, que tem 80 dias para concluir o procedimento. O acusado está afastado de suas funções e pode ser expulso da PM. O POVO opta por não divulgar o nome dos envolvidos porque o procedimento ainda não foi concluído.

E-Mais

O PM acusado está detido no presídio militar, segundo o capitão Artunane Alves, comandante da 2ª Cia do 3º Batalhão.

O POVO entrou em contato com a Santa Casa de Sobral e com o Conselho Tutelar de Coreaú para obter informações sobre a jovem que estava na viatura no momento do acidente. Não houve retorno por parte da assessoria de imprensa do hospital. Já o Conselho informou que nenhuma denúncia chegou até lá.

No último dia 3, O POVO mostrou, com exclusividade, outro procedimento administrativo aberto pelo Comando da PM. Era para apurar o caso envolvendo soldados do Ronda flagrados dormindo nas viaturas, no horário de serviço.Em 2009, O POVO mostrou que viatura do Ronda estaria sendo usada como motel.

CÓDIGO DISCIPLINAR

O cabo da PM está sendo acusado de cometer as seguintes transgressões disciplinares, previstas no Código Disciplinar da Polícia Militar:

Afastar-se, quando em atividade militar, com veículo automotor, da área em que deveria permanecer.

Ingerir bebida alcoólica quando em serviço.

Ofender a moral e os bons costumes por atos, palavras ou gestos

Ferir a hierarquia ou a disciplina, de modo comprometedor para a segurança da sociedade e do Estado.

A punição pode variar desde uma advertência até a expulsão dos quadros da PM.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos