Terceira fase da série D começa neste sábado (25)

O Campeonato Brasileiro da Série D começou com 40 times, mas somente 10 permanecem na disputa pelas quatro vagas de acesso à Série C de 2011. Neste sábado, dois jogos dão início à terceira fase da competição nacional, que já está sendo disputada no sistema de mata-mata, apesar que os clubes derrotados podem ainda assim avançar às quartas-de-final. O motivo é que o regulamento destina três vagas aos melhores colocados no índice técnico da fase.

Em Minas Gerais, o Uberaba, do técnico Birigui, recebe o Madureira-RJ, às 17 horas, no Estádio João Guido (Uberabão). O time mineiro tem somente uma derrota na Série D e terminou a primeira colocação do Grupo 7, com 13 pontos. Na segunda fase, o Uberaba eliminou o Tupi-MG, ao empatar o jogo de ida (2 a 2), em Juiz de Fora, e vencer o duelo de volta (2 a 0), em casa. Em seu estádio, o time mineiro soma 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos.

O Madureira, por sua vez, sofreu duas derrotas ao longo da competição e ambas como visitante. O aproveitamento do time carioca como visitante é de somente 33,3%, já que em quatro jogos ainda empatou um e venceu outro. Na primeira fase, o Tricolor Suburbano terminou na liderança do Grupo 8, com 10 pontos, enquanto que na segunda fase eliminou o Rio Branco-ES. Em Vitória, empate (1 a 1) no jogo de ida. Na volta, vitória (2 a 1) e classificação garantida.

Os donos do Grupo 6!
No segundo confronto do sábado, Araguaína-TO e Brasília-DF irão se enfrentar pela terceira vez na Série D. O jogo acontece às 18 horas, no Estádio Leôncio Miranda, interior de Tocantins. Na primeira fase, os times fizeram parte do Grupo 6 e ficaram com as vagas na sequência da competição. Os dois jogos entre os times terminaram empatados (2 a 2 em Brasília e 1 a 1 em Araguaína). Ambos terminaram com nove pontos, mas o Brasília foi líder por ter um gol a mais (7 a 6).

Devido esse gol a mais, o Brasília teve pela frente na segunda fase o Fluminense de Feira-BA e conquistou a classificação. No primeiro jogo, o time baiano venceu (1 a 0). Na volta, os candangos fizeram 3 a 0 e avançaram. Como visitante, o aproveitamento do Brasília é de somente 16%, já que foram quatro jogos, sendo duas derrotas e dois empates. O Araguaína teve na segunda fase o Treze-PB e avançou com dois empates (1 a 1 em casa e 2 a 2 em Campina Grande). Como mandante, o Tourão do Norte está invicto com duas vitórias e dois empates, somando 66% de aproveitamento.

Embalado!
Em Sobral, o Guarany quer aproveitar o embalo para seguir na disputa pelo acesso. O time cearense encara o Sampaio Corrêa-MA, às 16 horas, no Estádio Junco. O Rubro-Negro está invicto como mandante, já que em quatro jogos venceu três e empatou somente um, tendo aproveitamento de 83%. Na primeira fase, o Guarany terminou na liderança do Grupo 3, com nove pontos, e na segunda fase eliminou o Santa Cruz. Em Recife, derrota (4 a 3) e na volta vitória (2 a 0).

Por outro lado, o Sampaio Corrêa, que também estava no Grupo 3 na primeira fase, terminou como segundo colocado, já que teve menor saldo de gols (6 a 4). No confronto entre os times dois empates (0 a 0 em Sobral e 2 a 2 em São Luís). Com 50% de aproveitamento como visitante, a Bolívia Querida soma dois empates e duas vitórias fora de casa. Na segunda fase, os maranhenses eliminaram o CSA-AL. Goleada no jogo de ida (5 a 0), em casa. Na volta, empate (2 a 2), em Maceió.

Quem leva?
Em Manaus, o América recebe o Vila Aurora, às 17 horas, no Estádio do SESI. Na primeira fase, o time amazonense conquistou classificação ao terminar na segunda colocação do Grupo 1, com nove pontos. Na segunda fase, o América eliminou o Mixto. No primeiro jogo, vitória (3 a 1), em casa. Na volta, derrota (4 a 2), em Cuiabá. Como mandante, o time do Amazonas soma duas vitórias e dois empates, com 66% de aproveitamento.

Por outro lado, o Vila Aurora se classificou na segunda colocação do Grupo 2, com 11 pontos, pela primeira fase. Na segunda fase, o time do Mato Grosso eliminou o Remo. No jogo de ida empate (0 a 0), em Rondonópolis. Na volta, o Vila Aurora arrancou novo empate, mas com gols (2 a 2), e ficou com a vaga. Como visitante, o Tigre soma 66% de aproveitamento, com duas vitórias e dois empates.

Reencontro!
Jogando na Arena Joinville, o Joinville tenta arrancar rumo às quartas-de-final. O JEC encara o Operário-PR, às 16 horas, no jogo de ida. Como mandante, o time catarinense tem 100% de aproveitamento, já que venceu todos os quatro jogos na Arena. Na primeira fase, o Joinville terminou na liderança do Grupo 9, com 11 pontos. Na segunda fase, o time catarinense eliminou o Iraty, ao vencer os dois jogos (ambos por 2 a 0).

Já o Operário também estava no Grupo 9 e terminou na segunda colocação, com 10 pontos, e venceu o Joinville (1 a 0), em casa, mas foi derrotado como visitante (2 a 0). Como visitante, o time paranaense soma apenas 33% de aproveitamento, já que venceu uma, empatou outra e perdeu duas. Na segunda fase, o Operário passou pelo Metropolitano com duas vitórias (1 a 0, em casa, e 3 a 2, como visitante).

Regulamento!
Na terceira fase, os 10 são divididos em cinco chaves e jogam entre si em ida e volta dentro de cada chave. Classificam-se os clubes vencedores de cada chave, além dos três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da fase.

Confira os jogos de ida da terceira fase da Série D:

Sábado
17h
Uberaba-MG x Madureira-RJ

18h
Araguaína-TO x Brasília-DF

Domingo
16h
Guarany-CE x Sampaio Corrêa-MA
Joinville-SC x Operário-PR

17h
América-AM x Vila Aurora-MT

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos