Secretário reafirma avanços das obras do Canal do Sertão

O governo de Alagoas construiu 45 km do Canal do Sertão, e já começa a preparação para a entrega da primeira etapa da obra, ainda em 2010. Nos canteiros de obra do canal, em Delmiro Gouveia e Pariconha, 900 operários estão trabalhando a todo vapor no acabamento de pontes, comportas e a colocação da manta protetora do canal principal.

“A obra está bastante avançada. Somente nos últimos três anos e meio conseguimos construir 45 km, e devemos inaugurar esta primeira etapa, incluindo os perímetros de irrigação, ainda em 2010. Nesta semana, concluímos a revisão da obra até o km 37”, explica o secretário da Infraestrutura, Fernando Nunes.

O canal vai melhorar e ampliar o abastecimento de água para os sertanejos. Orçada em R$ 2,4 bilhões e executada com verbas federal e estadual, a obra cruza 42 municípios em Alagoas.

No entorno da construção do Canal, uma economia começa a surgir, com a chegada de novos negócios, pequenos armazéns, empresas de alimentação e terras irrigadas.

Além dos 45 km concluídos, o Canal do Sertão já está com ordem de serviço assinada para a construção até o km 64,7 e licitação realizada até o km 150. No total, serão 250 km de canal, levando água para mais de um milhão de alagoanos, especialmente pequenos produtores rurais.

“É importante lembrar que o diálogo com a população, inclusive sobre o uso correto da água armazenada pelo canal é constante. As primeiras bombas começam a operar ainda em 2010, e começam a ser montadas no local”, assinala Nunes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos