CRM entrega relatório anual de fiscalizações

O Conselho Regional de Medicina vai entregar hoje ao governador em exercício, José Wanderley Neto, às 13h30, o relatório anual das fiscalizações que realiza nos hospitais, postos de saúde e PSFs do interior, contendo os problemas estruturais da assistência à saúde da população e pedindo providências. O documento será entregue formalmente pelo presidente interino do CREMAL, Fernando Pedroza, e pelo presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D’Ávila, que veio a Maceió especialmente para esse compromisso.

Segundo Fernando Pedroza, entre os principais agravos verificados pela equipe de fiscalização e que levam a precarização do sistema, constam baixa remuneração do médico, a não aplicação dos 12% do orçamento municipal com a área da saúde, ingerência política, falta de estrutura tanto no SAMU quanto nos postos e hospitais regionais. “Os últimos municípios visitados foram Pão de Açúcar, Palmeira dos Índios, Penedo, Porto Calvo e Viçosa, mas é uma rotina nossa acompanhar as condições de trabalho oferecidas pelos gestores aos colegas médicos. Infelizmente, o que temos encontrado não satisfaz”, resume.

De acordo com Fernando Pedroza, ao entregar o relatório ao governo do Estado, a entidade espera que sejam adotadas medidas para suprir as deficiências e que seja promovida uma política de saúde eficaz à população, bem como melhor condição de trabalho para a classe médica.

Á noite, a partir das 19h30min, Roberto D’Ávila se reúne com a diretoria do CREMAL e os médicos alagoanos, em geral, para aprofundar a discussão sobre a qualidade da saúde, propostas e perspectivas, entre outros temas pertinentes a categoria.

Fonte: Fátima Vasconcelos/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos