PF deixa de emitir passaportes em todo o país

Previsão é de que sistema volte ao normal ainda nesta terça-feira (28).

G1Na entrada da sede da PF em São Paulo segurança não deixa entrar quem vai retirar passaporte

Na entrada da sede da PF em São Paulo segurança não deixa entrar quem vai retirar passaporte

Uma falha técnica deixa as superintendências da Polícia Federal de todo o país sem sistema para emissão de passaportes nesta terça-feira (28), de acordo com a assessoria de imprensa do órgão em Brasília. Conforme a assessoria, o problema ocorreu por volta de 16h da segunda-feira (27) no sistema integrado de passaportes e, desde então, o serviço está em manutenção.

Ainda não há informações sobre a origem do problema e a previsão oficial é de que o sistema retorne ainda nesta terça-feira até o começo da tarde. Na página da PF na internet, ao acessar o link de emissão de passaporte, aparece uma mensagem informando sobre manutenção nos sistemas e a suspensão do agendamento até às 18h desta terça-feira. "Ainda é possível fazer o requerimento em modo ‘offline’, mas isso torna o processo mais lento. Por isso, nos postos onde há mais movimento, o serviço foi mais prejudicado", disse a assessoria da PF.

Na superintendência da PF em São Paulo, no entanto, não é possível nem mesmo retirar o documento. Várias pessoas saíram do órgão nesta terça reclamando que não conseguiram retirar, mesmo tendo recebido aviso de que o passaporte já está pronto.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal em Brasília afirmou que, oficialmente, é possível retirar os documentos. Em São Paulo, a assessoria recomendou que a reportagem consultasse a PF de Brasília.

A empresária Daniele Isokartis tem viagem marcada para o próximo dia 10, mas não conseguiu entrar na sede da PF em São Paulo para retirar o documento. "Eles nem me deixaram entrar. Recebi aviso por e-mail que já estava pronto. Tenho consulado amanhã e viajo dia 10. Vai dar problema", disse.

Daniele disse que vai esperar para ser atendida. "Se eu preciso retirar, assino um protocolo e pronto. Para que precisa ter sistema?"

A empresária Renata Lobosque disse que esperou três meses pela data do agendamento, mas não conseguiu emitir o passaporte do filho Pedro. "Estava marcado para ontem, mas estava sem sistema e me mandaram vir hoje. Mandaram voltar a ligar para saber se há sistema."

Silvia e sua filha Clarissa também reclamavam da dificuldade em retirar o documento. Elas viajam para o México no fim do ano. "Recebemos e-mail de que o passaporte estava pronto na sexta-feira. Agora não dá para retirar porque eles disseram que está sem sistema, mas não informaram o motivo. Mas, se está pronto, porque não podemos retirar?

Daniela Kok, advogada, vai viajar no próximo sábado para os Estados Unidos, mas não conseguiu renovar o passaporte nesta terça. "Está válido ainda, vence em três meses, mas eles pedem que tenha seis meses de validade. Disseram que volta o sistema hoje no fim do dia."

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos