Sem-terra ocupam prédio da Prefeitura de Craíbas

Na manhã de hoje (28/09), 150 famílias de trabalhadores rurais organizados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam a Prefeitura Municipal de Craíbas (distante 142km da capital Maceió). As famílias, oriundas de dois assentamentos da região (Genivaldo Moura e Rosa Luxemburgo), reivindicam ações concretas da Prefeitura para solucionar problemas nas áreas da educação, saúde e infra-estrutura.

Segundo Beto Souza, da Direção Estadual do MST, “o clima na ocupação está tranqüilo. Mas o prefeito, que se encontra no município, ainda não apareceu para nos receber”. Há uma equipe de secretários, mas os agricultores esperam a chegada do Prefeito Dinho Leite para lhe entregar a pauta que consta de itens como a recuperação do prédio da sala de aula em um dos assentamentos. Ainda na área da educação, os trabalhadores solicitam o material didático para darem continuidade às aulas de educação do campo.

Na saúde, estão sendo demandados pelas famílias o atendimento básico nas áreas, inclusive com a contratação de agentes de saúde qualificados, a disponibilidade de uma ambulância para os casos de emergência, atendimento oftalmológico (bem como os óculos, quando necessários). Para a infra-estrutura dos assentados, há uma necessidade imediata de abastecimento de água, condição para o saneamento básico e a saúde coletiva nas áreas.

A agenda da Reforma Agrária é geralmente associada aos entes nacionais da Federação, como Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Mas, na consolidação de uma Reforma Agrária Popular, o MST em Alagoas tem alertado para a necessidade do envolvimento do poder público em níveis estadual e municipal, principais responsáveis pela atenção de saúde, pela construção de estradas, escolas e outras políticas de estruturação dos assentamentos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos