Com Jonas inspirado, Grêmio goleia o Prudente no Olímpico

Vinicius Rebello | vinicius.rebello@rbsonline.com.br

Com uma grande atuação no primeiro tempo, o Grêmio não tomou conhecimento do Prudente e venceu por 4 a 0, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, pela 28ª rodada do Brasileirão. Foi a quarta vitória consecutiva da equipe na competição. Com o resultado, os gaúchos ficam a seis pontos do Cruzeiro, último clube do G-3. O time mineiro enfrenta o Goiás, fora de casa, nesta quinta, e pode aumentar novamente esta vantagem.

O grande nome da partida foi o artilheiro Jonas. Ele marcou três vezes, chegou aos 17 gols na artilharia do Brasileirão, e ainda deu uma assistência para André Lima abrir o marcador, antes do primeiro minuto da etapa inicial.

Com os quatro marcados, o Grêmio já tem o terceiro melhor ataque da competição, junto com o Santos, com 45 gols. No sábado, o clube gaúcho enfrenta o Vasco da Gama, 18h30min, em São Januário.

Mesmo com desfalques e improvisações na equipe, o Grêmio começou de forma arrasadora contra o Prudente. Antes mesmo do primeiro minuto de partida, Jonas recuperou uma bola no campo ofensivo do time paulista, invadiu a área pela esquerda e rolou para André Lima abrir o placar aos 35 segundos: 1 a 0.

No desespero, o Prudente veio para cima e levou perigo por cerca de 20 minutos. O Grêmio não conseguia encaixar os contragolpes e os paulistas criaram boas chances para empatar, aproveitando-se do momento de instabilidade dos donos da casa.

Mas a superioridade tricolor era incontestável e o placar ficou mais elástico aos 24 minutos. Depois de uma linda jogada pela esquerda, a bola foi rolada para o meio da área por Douglas. André Lima abriu as pernas e deixou passar. Jonas estava atento e pegou de primeira. Um golaço: 2 a 0.

Mais uma vez jogando muita bola no meio-campo, Lúcio foi o autor do lançamento que resultou no terceiro gol do Grêmio. Jonas matou no peito e, com imensa categoria, chutou forte por cobertura: 3 a 0.

Para tentar ajustar a equipe, Fábio Giuntini, técnico recém efetivado no comando do Prudente, fez duas alterações no time ainda na etapa inicial. Os dois laterais – Bruno Ribeiro e Artur – saíram para as entradas do volante Marcelo Oliveira e do atacante Vanderlei.

Prudente complica o jogo

As modificações do adversário surtiram efeito. Com três atacantes, o Prudente confundiu a marcação do Grêmio e a partida complicou um pouco. O Tricolor não voltou com o mesmo ímpeto depois do intervalo e Marcelo Grohe teve que mostrar serviço para manter o placar.

Com o jogo já praticamente decidido, Renato deixou o Grêmio ainda mais ofensivo a partir dos 12 minutos, quando colocou Gilson, melhor apoiador, no lugar de Fabio Santos. Mais tarde, aos 17, o volante Willian Magrão cedeu a vaga para o meia Leandro. Aos 35, o atacante Diego Clementino entrou no lugar de Lúcio.

A ofensividade de Renato foi premiada com mais um gol. Aos 38 minutos, André Lima fez a jogada e bateu forte. O goleiro Giovani largou e Jonas sofreu pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança e marcou o seu 69ª gol pelo Grêmio. Agora, ele é o 8º maior artilheiro da Era Olímpico no tricolor.

No último lance do jogo, uma cena quase inacreditável. Jonas recebeu completamente livre, driblou o goleiro, e chutou para fora. Na saída de campo, Renato o esperava com os braços cruzados:

– O gramado tava ruim, né? – brincou o treinador.

Dos 45 pontos disputados com Renato no comando, o Grêmio conquistou 30. O aproveitamento de 66% seria suficiente para levar o clube gaúcho a liderança da competição.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos