Brasil supera o Irã por 3 a 0

G1Daniel Alves

Daniel Alves

Em seu segundo jogo oficial como técnico da seleção Brasileira, Mano Menezes não decepcionou: fez sua equipe conseguir uma vitória tranquila contra o Irã e manteve sua propsota de futebol ofensivo. Com maior posse de bola e o desperdício de muitas oportunidades de gol, a equipe nacional venceu o jogo por 3 a 0 e confirmou seu favoritismo.

A seleção brasileira não começou a todo vapor, mas logo teve que acordar, por causa de um gol anulado do Irã. O belo gol de Daniel Alves, um dos remanascentes do elenco que disputou a Copa do Mundo de 2010, trouxe alívio e um melhor futebol para o time de Mano. Após o lance, o jogo ficou mais morno, pois os iranianos pouco assustaram a meta brasileira.

Foi com tabelas e passes precisos que saiu o segundo gol do Brasil. Alexandre Pato balançou as redes, aproveitando-se das boas substituições promovidas durante o jogo, que colocaram em campo, por exemplo, Nilmar, Elias e Giuliano, atletas que tiveram um bom desempenho na partida. O primeiro deles ainda fez o seu gol também.

Agora o Brasil viaja para a Inglaterra, onde enfrentará a seleção da Ucrânia em um novo amistoso. A partida acontecerá em Derby, na próxima segunda-feira.

O jogo (Veja como foi lance a lance)
O Brasil começou de forma lenta o jogo, com mais posse de bola, mas apenas na defesa, com seus zagueiros. Por isso o primeiro susto foi a favor do Irã: Timotian, após confusão dentro da área, balançou as redes, mas o gol foi anulado. A seleção asiática se animou com o lance e, logo em seguida, teve uma nova chance, mas a bola foi chutada para longe do gol por Heydari.

Porém, aos 14 minutos, a resposta brasileira veio com a bola parada: em cobrança de falta, o lateral-direito Daniel Alves acertou um chute preciso, marcando um golaço e abrindo o placar no Zayed Sport City. O gol animou a seleção de Mano Menezes, que passou a tentar mais tabelas e passes envolventes no ataque.

Em um desses momentos, Philippe Coutinho desperdiçou uma chance dentro da área, chutando a bola para fora. Logo depois, aos vinte minutos, aconteceu uma chance ainda mais clara com Robinho. Ele driblou três defensores e chutou na trave. O rebote também foi desperdiçado por Alexandre Pato.

Depois desse lance, o jogo ficou mais morno. O Brasil passou a apenas trocas passes com tranquilidade pelo meio-campo e tentar algumas mal sucedidas jogadas individuais. Outra boa chance de gol, sempre brasileira, só voltou a acontecer aos 36 minutos, quando Carlos Eduardo cruzou a bola para a área e por pouco Lucas não desviou a bola para o gol. O resto do primeiro tempo correu tranquilo, com as defesas trocando passes durante a maior parte do tempo.

No segundo tempo, Mano Menezes promoveu uma alteração no time: Philippe Coutinho, que não foi bem no primeiro tempo por desperdiçar muitos chutes, deu lugar a Elias. O corintiano fez sua estreia com a camisa da seleção brasileira.

Já o Irã manteve a mesma equipe que começou o jogo, tática que não demorou a dar resultado: em uma jogada aérea, os adversários do Brasil tocaram a bola na frente da meta defendida por Victor e a bola só não entrou porque Ramires foi rápido e evitou o gol do empate.

O troco do Brasil veio quatro minutos depois: a bola foi enfiada na área para André Santos, que cruzou para Alexandre Pato. O camisa nove chutou em cima do goleiro e bola saiu para escanteio. Em um lance parecido, logo depois, Robinho foi quem entrou na área pela esquerda e preferiu chutar para gol. Mais uma vez Rahmati espalmou a bola. A pressão do Brasil era grande: Alexandre Pato, em chute de fora da área, também fez o goleiro iraniano trabalhar.

Mesmo com o bom momento e o domínio do Brasil, Mano Menezes passou a fazer substituições na seleção brasileira. Ele deu chances para a estreia de Giuliano e também para o retorno de Nilmar. Trocas que deram resultado: o Brasil continuou a pressionar e ampliou o placar aos 24 minutos do segundo tempo, com Alexandre Pato. Sozinho, ele recebeu a bola na entrada área após tabela entre Nilmar e Elias, e finalizou com precisão.

No final do jogo, após longos momentos de tranquilidade e muitas substituições, Nilmar ainda teve a chance de fazer outro gol. Ele entrou na área pela esquerda, com a posse da bola, chutou cruzado, mas o goleiro Rahmati fez uma difícil defesa, confirmando sua boa atuação, que evitou uma maior goleada brasileira.

No entanto, nos acréscimos, o arqueiro não conseguiu mais parar os jogadores do Brasil. André Santos foi mais uma vez acionado pela esquerda e cruzou com precisão para Nilmar. Livre, o atacante completou de primeira para o gol e fechou bem a sua participação no segundo tempo da partida, que já estava em destaque até ali.

FICHA TÉCNICA: IRÃ 0 x 3 BRASIL
Local: Zayed Sport City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
Data: 7 de outubro de 2010, quinta-feira
Horário: 14h (horário de Brasília)
Árbitro: Farid Ali (Emirados Árabes)
Assistentes: Saleh Al Marzouqi e Ahmed Al Shamsi (ambos dos EAU)

Cartão amarelos: BRA: Robinho.
Gols: BRA: Daniel Alves, aos 14 minutos do primeiro tempo; Alexandre Pato, aos 24 minutos do segundo tempo e Nilmar, aos 46 minutos do segundo tempo.

IRÃ: Mehdi Rahmati; Khosro Heydari, Jalal Hosseini, Mohammad Nosrati e Haj Safi; Timotian, Nouri (Milad), Javad Nekounam e Shojaei (Bagheri); Gholami (Fard) e Zanidpour (Mobali)
Técnico: Afshin Ghotbi

BRASIL: Victor; Daniel Alves, Thiago Silva (Réver), David Luiz e André Santos; Lucas (Wesley), Ramires (Sandro) e Carlos Eduardo (Giuliano); Robinho (Nilmar), Alexandre Pato e Philippe Coutinho (Elias)
Técnico: Mano Menezes

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos