Sesau inicia distribuição da vacina contra meningite

A vacina contra Meningite C passa a fazer parte do elenco das unidades de saúde dos municípios alagoanos. As doses da vacina chegaram nesta quinta-feira (7), na Gerência do Núcleo do Programa de Imunizações (PNI). A partir desta sexta-feira (8), será realizada a distribuição para os municípios da 1ª região de saúde e na próxima semana se estenderá para as demais. E no dia 18 deste mês começa a vacinação contra a doença.

Com isso, a imunização passa a fazer parte do calendário permanente das crianças menores de 2 anos, já que atualmente a vacina contra a doença só é encontrada em clínicas particulares. De acordo com a gerente do Núcleo do Programa de Imunizações, Denise Castro, o Ministério da Saúde conseguiu transferência de tecnologia e resolveu incluir a vacina no grupo das que são oferecidas à população nos postos de saúde da rede pública.

Os municípios que fazem parte da 1ª Região de Saúde são: Maceió, Satuba, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Atalaia, Pilar, Cajueiro, Viçosa, Pindoba, Capela, Chã Preta, Messias, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Matriz do Camaragibe, Maragogi e Jacuípe.

Doença – Segundo Denise Castro, a meningite é causada principalmente por vírus ou bactérias, sendo caracterizada por uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. É altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a meningocócica a mais séria.

A transmissão acontece por meio do contato da saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório. As crianças de até 6 anos de idade, idosos e imunodeprimidos fazem parte do grupo mais vulnerável.

Com uma taxa de letalidade em torno de 20%, a meningite também pode provocar graves seqüelas, como a dificuldade de aprendizado, no caso das crianças; além de paralisia cerebral e problemas como surdez.

Os principais sintomas são: fortes dores de cabeça, febre alta, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele, que são semelhantes a picadas de mosquitos.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos