Semas e Semdisc discutem combate à violência contra a mulher

Ascom/SemasOs secretários Pedro Montenegro e Francisco Araújo se reuniram na segunda-feira

Os secretários Pedro Montenegro e Francisco Araújo se reuniram na segunda-feira

Os secretários municipais de Assistência Social, Francisco Araújo, e de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, reuniram-se na segunda-feira (11) com técnicas de diversas secretarias para discutir o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Maceió. A reunião aconteceu no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na Jatiúca.

O objetivo do plano é propor um conjunto de ações voltadas à prevenção e à melhoria da qualidade da assistência às mulheres em situação de violência, como também dar visibilidade ao tema da violência contra a mulher em Maceió.

De acordo com pesquisas realizadas entre os anos de 1997 e 2007, o mapa da violência apresenta um dado alarmante: a cada 15 segundos, uma mulher é agredida diariamente no mundo, e a cada 20 segundos tem a integridade física ameaça com armas de fogo.

A ideia do plano surgiu da necessidade de estabelecer ações efetivas e integradas no enfrentamento à violência contra a mulher. A partir daí, formou-se uma comissão de monitoramento e avaliação das ações do plano e execuções, que têm como integrantes, técnicas das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Assistência Social (Semas), de Educação (Semed), de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania (Semdisc) e também do Conselho da Condição Feminina.

Para a coordenadora da Casa Abrigo de Maceió Viva Vida, Minalva Lessa, o plano vai garantir à mulher o direito a uma assistência qualificada, por meio de um trabalho em parceria com diversos órgãos e entidades. “Vamos levar essa ideia até o prefeito, pois já temos o apoio dos secretários municipais”, disse ela. “Vamos melhorar a qualidade de trabalho, além de garantir o combate à violência contra a mulher”, concluiu.

Fonte: Ascom/Semas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos