PF no Ceará descobre fraude de mais de R$ 3 milhões

A Policia Federal no Ceará deflagrou, na manhã desta quarta-feira (10), a "Operação Firewall" com o objetivo de desarticular quadrilha especializada em fraudes bancárias.

Foram cumpridos 14 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal no Ceará.

A operação foi realizada nos municípios de Fortaleza e São Benedito, no Estado do Ceará e em São Paulo, com a participação de 100 Policiais Federais.

Para se mensurar o valor do prejuízo causado à Caixa Econômica Federal (CEF), foi realizada consulta na base de dados referente ao período compreendido entre 01/2009 a 03/2010, obtendo-se um resultado parcial que ultrapassa a cifra de R$ 3 milhões, em que se tem uma ideia acerca do potencial lesivo da quadrilha.

Furto qualificado e formação de quadrilha

Os presos encontram-se na carceragem da Polícia Federal e serão transferidos para uma das casas provisórias de privação da liberdade, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal e responderão pelos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha, previstos no Código Penal, e lavagem de dinheiro.

Quadrilha tinha raiz no Ceará

A "Operação Firewall" é resultado dos trabalhos realizados a partir do Projeto Tentáculos, que por sua vez é fruto do acordo firmado entre a CEF e a Polícia Federal, visando o combate às fraudes que lesam a Caixa, por meio da clonagem de cartão bancário e do canal internet banking.

As investigações tiveram início a partir de análise dos dados existentes na Base Nacional de Fraudes Bancárias, o que possibilitou a identificação da atuação de uma grande quadrilha com raiz no Estado do Ceará e ramificações em outros estados da federação, cuja atuação criminosa é direcionada a fraudar instituições financeiras com a subtração de valores existentes nas contas bancárias dos respectivos correntista.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos