Sequestrador de juiz tenta nova fuga de presídio alagoano

Divulgação/ArquivoEuzébio Alves Pontes

Euzébio Alves Pontes

Após sua última recaptura, no dia 21 de setembro, um dos acusados de participar do sequestro do juiz Paulo Zacarias, ex-presidente da Almagis, voltou a tentar fugir do Presídio Baldomero Cavalcanti, em Maceió. Rosivaldo dos Santos e mais quatro presos saíram das celas e tentaram escalar a muralha do presídio por volta das 4h desta segunda-feira, dia 15.

Segundo informações da Intendência Geral do Sistema Penitenciário (Igesp), os cinco presos estavam no módulo “seguro do três”. Eles serraram a grade da cela em que estavam, tiveram acesso à área externa do presídio e foram detidos por agentes do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) quando tentavam escalar a muralha da unidade prisional.

Ainda segundo a Igesp, os agentes chegaram a efetuar disparos de contenção, mas ninguém ficou ferido. “Com eles encontramos duas ‘teresas’ (cordas feitas de lençóis), um celular e três espetos”, afirmou o gerente de Segurança e Disciplina, Wallace Ramalho.

Além de Rosivaldo – também conhecido pelas alcunhas de Cupixa ou Pitota -, tentaram fugir Makio Sellmanns dos Santos Evaristo (conhecido como Noca), Roberto da Silva Santos, Luiz Sérgio Silva de Araújo e Euzébio Alves Pontes (vulgo Zebinho). Este último responde a cinco crimes de homicídio na cidade de Guaratinguetá, interior paulista, um do ano de 99, três do ano de 2003 e dois do ano de 2005.

Rosivaldo fugiu pela última vez do Baldomero Cavalcanti em agosto de 2010. O plano de fuga foi executado da mesma forma do registrado ontem pelos agentes, utilizando uma corda feita de lençol. Na época, a fuga foi detectada pelos agentes penitenciários, quando foi encontrada uma ‘tereza’ na parte externa do presídio.

O acusado no sequestro do juiz foi recapturado em setembro. Ele ficou ferido na perna durante uma trocar tiros com policiais militares na cidade de Teotonio Vilela, a 99 quilômetros de Maceió.

Os cinco detentos foram encaminhados para a Central de Polícia Civil, onde – segundo a Igesp – foram autuados pelos crimes de porte de arma branca e destruição do patrimônio público.

Rosivaldo

A ficha de Rosivaldo dos Santos é extensa. Cumprindo pena por roubo, o reeducando ainda será julgado pela participação no sequestro do ex-presidente da Associação dos Magistrados de Alagoas (Almagis).

A fuga do presídio não foi a primeira vez que Rosivaldo se livrou do aparelho de segurança do Estado. Capturado pela primeira vez pela Polícia Federal, em março de 2007, na cidade de Conceição da Barra, no Espírito Santo, Cupixa foi levado para a sede do Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais (Tigre), que funcionava anexo à Deplan I, no Farol.

Em abril do mesmo do ano, Rosivaldo fugiu do Tigre com outros quatro presos e voltou a ser recapturado por policiais alagoanos em julho, na cidade de Garanhuns (PE), onde cometia crimes em rodovias.

Fonte: com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos