América segura empate sem gols em Campinas e garante acesso

Ailton do Vale – Superesportes

Após nove anos de muita espera, o América finalmente disputará a divisão de elite do futebol nacional em 2011. Sob forte calor em Campinas, o Coelho segurou um empate sem gols diante da Ponte Preta , neste sábado, e cravou a quarta vaga no G-4 da Segundona.

Coritiba, Bahia e Figueirense já haviam garantido o acesso de forma antecipada. Assim, o último clube a subir só ficou conhecido de forma dramática, na última rodada da Série B. Na quarta colocação, com 62 pontos, o América largou em vantagem contra a Portuguesa, único time que poderia acabar com o sonho alviverde.

Uma vitória do Coelho, fora de casa, seria o suficiente para classificá-lo. A Lusa, por sua vez, além de vencer o Sport, na Ilha do Retiro, precisava secar o América a todo custo, já que o empate garantia o acesso aos mineiros.

A vitória da Portuguesa sobre o Sport, por 2 a 1, em Recife, assustou o torcedor americano, mas não conseguiu acabar com o sonho. Depois de passar 21 rodadas entre os quatro primeiros colocados, o Coelho terminou o campeonato na quarta colocação, com 63 pontos, e estará ao lado de Atlético e Cruzeiro no próximo ano.

América passa sufoco no primeiro tempo e vê Portuguesa marcar no Recife

Mesmo sem pretensões no campeonato, a Ponte Preta começou a partida em cima da equipe americana. Os erros de passe do Coelho resultavam em contra-ataques da Macaca, que ofereceu o primeiro perigo ao gol de Flávio aos 9min: Souza fez boa jogada pelo lado esquerdo da grande área e cruzou rasteiro. A bola passou pelos atacantes da Ponte que não conseguiram marcar.

Enquanto a bola rolava no Moisés Lucarelli, o susto para o torcedor americano chegou da Ilha do Retiro. O atacante Dodô abriu o placar para a Portuguesa diante do Sport. O resultado, porém, ainda não era suficiente para colocar a Lusa no G-4, já que o empate sem gols, em Campinas, garantia o América na Série A em 2011.

A melhor chance da Ponte foi aos 19min. Em cobrança de escanteio pela esquerda, o zagueiro Gabriel cabeceou contra o próprio gol. A bola bateu no travessão e depois na linha de meta.

O América começou a reagir só aos 26min com investida do atacante Fábio Júnior. Ele chutou no meio do gol e Gilson defendeu com facilidade.

A defesa americana sofreu bastante com o atacante Daniel Lovinho. Com dribles rápidos e objetivos, o jogador aprontou com os zagueiros e teve duas boas oportunidades de marcar.

No final do primeiro tempo, mais uma notícia ruim para a torcida americana. A Portuguesa ampliou o marcador em Recife. Marco Antônio cobrou falta com perfeição no canto direto: Lusa 2 a 0.

45 minutos de sufoco separaram o Coelho da Primeira Divisão

As duas equipes voltaram sem alterações na etapa final. Aos 8min, Helton Luiz aproveitou o vacilo da zaga da Ponte, invadiu a área e bateu cruzado. Gilson interveio com uma boa defesa.

No lance seguinte, Gabriel salvou o que seria um gol feito da Ponte Preta: Preto vacilou e deixou o jogador adversário rolar para a área americana. A bola sobrou livre para Reis marcar, mas, no último instante, Gabriel entrou na frente da bola e evitou a conclusão.

O jogo esquentou ainda mais nos minutos seguintes e o goleiro Gilson também salvou a Ponte Preta. Sheslon aproveitou a distração da zaga adversária, conduziu a bola até a área, driblou o goleiro e, no momento da conclusão, o goleiro se esticou e salvou as redes da Macaca.

Insatisfeito com o empate, o torcedor americano que compareceu ao Moisés Lucarelli pediu a entrada do atacante Thiago Silvy.

Atento ao pedido, o técnico Mauro Fernandes colocou Silvy no lugar de Irênio e trocou Helton Luiz por Nando. Dessa forma, o América abandonou o 3-6-1, para o tradicional 3-5-2 utilizado na maior parte do campeonato.

O técnico Givanildo Oliveira também fez alterações: Mateus entrou no lugar de Pablo Escobar e tirou Reis para a entrada de Eduardo.

Enquanto o jogo fervia em Campinas, um pequeno alívio para o torcedor americano. O Sport diminuiu na Ilha com gol de Fabrício: 2 a 1.

O jogo ganhou contornos dramáticos a cada minuto. O torcedor americano já guardava o grito do acesso. O jogo terminou empatado e o América coroou a bela campanha com o acesso à Primeira Divisão.

PONTE PRETA 0 X 0 AMÉRICA

PONTE PRETA
Gilson; Guilherme, Diego Jussani, Naldo e Bruno Collaço; Jonata Escobar, Josimar, Souza (Galvão) e Pablo Escobar (Mateus); Reis (Eduardo)e Daniel Lovinho Técnico: Givanildo Oliveira

AMÉRICA
Flávio; Preto, Gabriel e Otávio; Sheslon, Dudu, Leandro Ferreira, Helton Luiz (Thiago Silvy), Irênio (Nando) e Rodrigo; Fábio Júnior. Técnico: Mauro Fernandes

Cartões amarelos:
Otávio (América), 26min 2ºT
Mateus (Ponte Preta), 37min 2ºT

Público pagante: 1.427
Renda: R$ 17.495,00

Motivo: 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: Sábado, dia 27 de novembro, às 17h (de Brasília)
Estádio: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique/RJ (FIFA)
Assistentes: Ricardo M. F. de Almeida/RJ e Rodrigo Pereira Jóia/RJ

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos