Mais de 30 mil candidatos disputam vagas na Ufal

Nervosismo, ansiedade, medo e insegurança. Como definir o que sente um estudante no dia do temido vestibular. Neste domingo (28), mais de 30 mil candidatos terão que colocar os obstáculos de lado e mostrar seus conhecimentos para garantir uma vaga na Universidade Federal de Alagas (Ufal).

É o caso de Lidiana Costa, 26 anos, formada em História pela Ufal, que tenta novamente ingressar na instituição, desta vez para cursar Filosofia. Apesar da experiência do vestibular anterior, a professora não esconde o vervosismo e a ansiendade nas horas que antecedem o certame.

"É um misto de nervosismo e confiança. Quando fiz vestubular para o curso de História as provas eram diferentes. Agora todas as matérias têm questões abertas, o que pode ser um obstáculos, sobretudo, para quem não tem intimidade com matérias exatas", disse Costa, que pretende o reingresso na Ufal para ampliar os conhecimentos.

"Vou tentar o curso de Filosofia para complementar minha formação, ampliar meus horizontes profissionalmente e pessoalmente".

As provas do processo seletivo geral e seriado da Ufal terão início na tarde deste domingo, e seguirão até o dia 1° de dezembro. A Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) recebeu ao todo 30.812 inscrições. A instituição oferece 5.173 vagas em 77 cursos, incluindo Química Tecnológica e Industrial, Design, Engenharia da Computação, Engenharia de Petróleo, além de três novos cursos no campus de Arapiraca.

Nos três primeiros dias de provas, os candidatos deverão responder 40 questões de múltipla escolha e quatro perguntas discursivas. Os exames começam às 13h e duram 3h40. No último dia, os vestibulandos terão duas horas para elaborarem uma redação.

Ao todo são 72 locais de provas, 49 só em Maceió. A Copeve alerta que os candidatos que vão fazer a prova na escola Maria Ivone de Oliveira, em Maceió, devem reimprimir o cartão de confirmação de inscrição, que estava com o endereço errado.

Esse é o último concurso que a Ufal realiza no Processo Seletivo Seriado. A partir de 2011, a Universidade adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério seletivo. O resultado final da seleção será divulgado no dia 21 de janeiro de 2011.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos