Corpo de Bombeiros de Alagoas comemora 63 anos

Agência AlagoasEquipe do Águias tem desempenho reconhecido nacionalmente

Equipe do Águias tem desempenho reconhecido nacionalmente

O trabalho dos oficiais do Corpo de Bombeiros é cada vez mais reconhecido e valorizado pela população. A profissão de bombeiros tem como referência salvar as pessoas e fazer somente o bem, superando dificuldades, ultrapassando barreiras e, também, conquistando vitórias. Nesta terça-feira (30), às 19h30, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a corporação alagoana completa seu 63º aniversário.

Durante a cerimônia militar, o Bombeiro Destaque 2010 será homenageado e agraciado com as medalhas da Defesa Civil e Mérito Bombeiros Militar. A comemoração também contará com a presença do governador Teotonio Vilela Filho, que receberá do presidente da Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom), coronel BM Casa Nova, a medalha do Mérito Nacional, uma das mais importantes comendas do segmento.

Para o comandante do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel Neitônio Freitas, a data representa reconhecimento e valorização profissional dos cerca de 1.400 militares que compõem a corporação alagoana. “Nesses 63 anos, os nossos bombeiros viveram momentos únicos e inesquecíveis dentro da corporação. Trabalhamos com empenho, visando a excelência. O bombeiro, para mim, é o bem intangível mais precioso da corporação da Polícia Militar”, disse o coronel.

A história – De acordo com o coronel Neitônio, a primeira formação de Bombeiros da Polícia Militar de Alagoas foi criada em 1947, no governo de Silvestre Péricles. Naquela época, as funções dos bombeiros e dos policiais militares não eram diferenciadas.

Somente em 1993, houve a emancipação administrativa e operacional da Polícia Militar, formando uma corporação composta apenas por bombeiros. Para o coronel, um dos momentos mais marcantes vividos pela corporação foi exatamente a independência. “Trabalhamos todos os dias com a intenção de superar nossos próprios limites, sinto-me honrado de fazer parte de mais um aniversário da corporação”, destacou.

Os homens do Corpo de Bombeiros de Alagoas são reconhecidos nacionalmente, por conta da equipe especializada em salvamentos especiais, conhecida como Águias. Segundo Neitônio, o reconhecimento é muito válido, mas eles ainda buscam incansavelmente a qualidade no salvamento aquático e de combate a incêndio.

Comemorações – As homenagens e comemorações voltadas ao Corpo de Bombeiros de Alagoas acontecem desde o último dia 22, com a competição Bombeiros de Fibra. O evento envolveu equipes de bombeiros com a missão de colocar em prática todas as técnicas utilizadas em suas diversas áreas de atuação.

No último domingo (28), aconteceu, na orla da Pajuçara, a X Corrida de Fogo entre os oficiais. Já na segunda-feira (29), o tenente coronel João Francisco Goulart Santos, da corporação gaúcha, palestrou sobre a estrutura funcional da Secretaria Nacional de Segurança Pública, durante o seminário “Saiba como adquirir e melhor empregar”.

Outra palestra que marcou o dia de festividades foi do coronel Elizeo Lisboa Dantas, do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Norte. Ele falou sobre o Centro de Prevenção e Gerenciamento de Desastres – Ferramenta de Gestão das Atividades de Defesa Civil.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos