MPE forma lista tríplice para Procuradoria-geral de Justiça

Após uma terça-feira (30/11) movimentada na sede do Ministério Público Estadual saiu no início da noite os nomes que compõem a lista tríplice que definirá o novo procurador geral de Justiça. Eduardo Tavares, Maurício Wanderley e Hylza Torres foram os mais votados. Agora o documento será encaminhado para o governador Teotonio Vilela Filho, que escolherá, em um prazo de até dez dias, um destes nomes para comandar o MP no biênio 2011-2012.

Foram 5 candidatos disputando o cargo atualmente ocupado pelo procurador de Justiça Eduardo Tavares, candidato à reeleição. Tavares ficou em primeiro lugar com 117 votos. Maurício Wanderley ficou em segundo lugar com 75 votos. Hylza Torres em terceiro com 71 votos, os dois últimos integram a lista pela primeira vez, sendo que a promotora é a primeira mulher a integrar a lista tríplice na história do MPE. Maurício Pitta com 61 votos e Martha Bueno com apenas 12 votos ficaram fora da lista.

De um total de 151 membros do Ministério Público, entre promotores e procuradores, só quatro pessoas não votaram. A abstenção foi baixíssima. A votação teve início às 9h e tudo transcorreu no maior clima de harmonia, com os cinco concorrentes participando de todo o processo.

O presidente da comissão eleitoral e procurador de Justiça, Sérgio Jucá, ressaltou que os três mais votados que formam a lista tríplice terão seus nomes entregues ao governador Teotonio Vilela Filho. “Agora fica a critério do governador que, geralmente, escolhe o mais votado”, esclareceu. A posse do escolhido acontece no próximo dia 1º de janeiro.

Antes de ser procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares foi presidente da Ampal por quatro vezes. Em 2008, foi o mais votado na eleição e escolhido pelo governador Teotonio Vilela Filho. A promotora Hylza Torres exerce suas atividades em Maceió e Passo do Camaragibe. O promotor Maurício Wanderley atua no município de Santana do Ipanema. Ambos são diretores da Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal).

Já o promotor Maurício Pitta desempenha suas atividades nas Promotorias Criminal de Atribuição Mista e Especial Cível e Criminal em Maceió; e a promotora Martha Bueno atua em Girau do Ponciano e na Promotoria Coletiva Criminal de Atribuição não Privativa em Maceió.

VEJA COMO TERMINOU A VOTAÇÃO

Eduardo Tavares – 117 votos

Maurício Wanderley – 75 votos

Hylza Torres – 71 votos

Maurício Pitta – 61 votos

Martha Bueno – 12 votos

Fonte: Ascom/MPE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos