Mobilização alerta para acidentes de trânsito

Ascom SesauAscom Sesau

Quem foi à orla marítima neste sábado teve a oportunidade de ter acesso a informações sobre a legislação do trânsito, principalmente os motociclistas e motoristas. A ação foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Promoção a Saúde. O evento contou com a participação de técnicos do Departamento Estadual de Trânsito, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e de empresas privadas que atuam no mercado de motocicletas.

A blitz educativa teve como finalidade chamar a atenção dos condutores de motos e veículos, para os cuidados que devem adotar quando estiverem na direção, com o propósito de evitar os acidentes, que ocorrem em especial nos finais de semana, devido à junção do álcool e direção. Segundo dados do Hospital Geral do Estado (HGE), mostram que até outubro deste ano foram registrados 2208 acidentes com motos, desse total ocorreram 41 óbitos.

De acordo com o gerente de Articulação Intersetorial da Diretoria de Promoção a Saúde, Eloi Yanes, os acidentes ocorrem com mais frequência entre sexta-feira e domingo, quando as pessoas ingerem mais bebida alcoólica e costumam dirigir. Yanes informou que o poder público gastou em 2007 conforme informações do Hospital Geral do Estado R$ 1,8 milhão, com vítimas de acidentes de trânsito.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que em 16 anos o número de acidentes com motos teve um crescimento de 2000%. Segundo Eloi esse saldo mostra que a motocicleta se transformou num dos veículos mais utilizados nos últimos anos, devido à facilidade dos condutores fugirem dos congestionamentos. Ainda de acordo com o levantamento dos acidentes terrestres, os com moto ocupam o quarto lugar.

Durante o evento, os motociclistas foram convidados para passarem no estande onde havia profissionais de empresas que comercializam motos em Maceió, onde fizeram uma avaliação do equipamento, além de passarem informações sobre as medidas que devem ser adotadas, para evitar acidentes, bem como a legislação de trânsito.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos