Cruzeiro vence o Palmeiras de virada e termina como vice-campeão

Gilmar Laignier – Superesportes

O Cruzeiro bem que fez a sua parte, neste domingo, contra o Palmeiras, na Arena do Jacaré. Batalhou, insistiu e acabou com a vitória de virada por 2 a 1, conquistada aos 47 minutos do segundo tempo, com um gol chorado de Wallyson. O primeiro tento celeste foi marcado por Thiago Ribeiro, aos 18 da etapa final.

Com o triunfo, o Cruzeiro acabou vice-campeão brasileiro de 2010. Isso porque o Fluminense fez o dever de casa e bateu o Guarani pelo placar mínimo no Engenhão e levantou a taça. O Corinthians apenas empatou com o Goiás, no Serra Dourada, e terminou a competição em terceiro lugar.

Com essa classificação, o Cruzeiro passou a pré-Libertadores para o Corinthians, que terá que disputar o mata-mata da competição continental em 26 de janeiro, contra um time colombiano. A Raposa comporá o grupo 7 do torneio, com um time argentino (Estudiantes ou Vélez), um paraguaio (Cerro, Guaraní ou Libertad) e o vencedor do duelo entre Corinthians e o time colombiano.

Tensão e esperança

Dos três candidatos ao título, o Cruzeiro foi o segundo a entrar em campo na tarde deste domingo, depois do Corinthians e antes do Fluminense. Como era esperado, o clube celeste tomou a iniciativa do jogo desde o primeiro minuto. Com pouco tempo de partida, o gol estrelado parecia estar próximo de sair, tamanha era a pressão da equipe sobre o Palmeiras.

Aos 12, Roger cobrou uma falta pela direita do ataque, próxima à risca da grande área, e a bola passou rente à trave do goleiro Bruno, desviada pela zaga. Nos lances seguintes, o Cruzeiro ganhou seguidos escanteios. O ponto alto da pressão ocorreu aos 15 minutos, quando Henrique recebeu na entrada da área, limpou o lance e chutou forte no canto direito de Bruno, que fez bela defesa.

Três minutos depois, a Arena do Jacaré tremeu pela primeira vez, com o gol do Goiás sobre o Corinthians, no Serra Dourada. A torcida celeste vibrou como se fosse um tento do Cruzeiro e passou a empurrar a equipe ainda mais.

O Palmeiras só chegou ao ataque aos 25 minutos, mesmo assim não levou perigo ao gol de Fábio. Logo depois, a torcida cruzeirense levou um banho de água fria, com o gol de empate do Corinthians contra o Goiás. O Palmeiras cresceu e equilibrou as forças com o Cruzeiro, tendo, inclusive, chances de abrir o placar.

Aos 46, o Cruzeiro teve sua melhor chance no primeiro tempo, em cruzamento da direita. Henrique cabeceou na pequena área, à queima-roupa e o goleiro Bruno fez uma defesa milagrosa. Os candidatos ao título foram para o intervalo com o empate na bagagem, guardando fortíssimas emoções para a segunda etapa.

Pressão pelo título, goleiro inspirado e banho de água fria

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com Gilberto no lugar de Rômulo. Com a alteração, Diego Renan foi deslocado para a lateral-direita. Como no primeiro tempo, a equipe celeste começou em cima do Palmeiras. Logo aos 4 minutos, Montillo cobrou uma falta em frente à área com perfeição, no ângulo superior direito do goleiro Bruno. O goleiro salvou o time alviverde com uma defesa monumental.

Em cima do Palmeiras, o Cruzeiro pagou por ser exageradamente ofensivo e acabou surpreendido em um contra-ataque do Verdão. Aos oito minutos, Vitor fez belíssima jogada pela direita do ataque e cruzou para Rivaldo abrir o placar na Arena do Jacaré.

Dez minutos depois, o Cruzeiro foi coroado pela insistência e chegou ao empate. Diego Renan fez boa jogada pela direita e tocou para Henrique livre na grande área, que chutou rasteiro cruzado, no canto direito de Bruno.

O gol incendiou novamente a torcida cruzeirense, que pouco depois levou novo banho de água fria, ao saber do tento do Fluminense sobre o Guarani, no Engenhão.

De tanto insistir até o final do jogo, o Cruzeiro marcou aos 47 minutos, com Wallyson. O resultado deu o vice-campeonato ao clube celeste, que evitará a pré-Libertadores em 2010. O Fluminense fez a sua parte no Engenhão e se sagrou bicampeão brasileiro.

CRUZEIRO 2
X
PALMEIRAS 1

CRUZEIRO
Fábio; Rômulo (Gilberto), Gil, Leo e Diego Renan; Henrique, Marquinhos Paraná, Roger (Farías) e Montillo; Thiago Ribeiro e Wellington Paulista (Wallyson). Técnico: Cuca.

PALMEIRAS
Bruno; Fabrício, Gualberto e Leandro Amaro; Vitor, Bruno Turco (Luís Felipe), Fernando (Jean), Patrik e Rivaldo; Vinícius (Lenny) e Dinei. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Público: 16.191 pagantes
Renda: R$ 445.445,00
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: João Antônio Neto (DF) e Cléber Lúcio Gil (SC)
Cartões amarelos: Fabrício, Leandro Amaro e Patrik (Palmeiras); Diego Renan e Wallyson (Cruzeiro)
Data e hora: 05/12/2010, às 17h (de Brasília)
Gols: Rivaldo, aos 8 minutos do segundo tempo; Henrique, aos 18 e Wallyson aos 47.
Motivo: 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos