São Paulo vence de goleada: 4×0

Serginho disputa bola com Marlos: apático, Galo pelo menos se garantiu na Sul-Americana
Serginho disputa bola com Marlos: apático, Galo pelo menos se garantiu na Sul-Americana

Galo dá vexame na despedida, leva goleada no Morumbi, mas vai à Sul-Americana
Apático e em ritmo de férias, Alvinegro é batido por 4 a 0 pelo São Paulo no Morumbi, mas se garante no torneio continental em função dos tropeços de Flamengo e Avaí
Vicente Ribeiro – Superesportes

O Atlético se despediu da temporada de forma vexatória. Foi goleado pelo São Paulo, por 4 a 0, neste domingo, no Morumbi, na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro. Apático, o Galo nem de longe lembrou o time que reagiu na reta final e conseguiu evitar o rebaixamento à Série B. Nitidamente em ritmo de férias, o Alvinegro foi massacrado no primeiro tempo, quando levou três gols, e acabou sendo ajudado por outros adversários para garantir vaga na Copa Sul-Americana, como 13º colocado na classificação final. Marlos (2), Ilsinho e Lucas construíram o placar elástico para o Tricolor.

O Atlético se manteve com 45 pontos, e precisava apenas do empate para assegurar vaga na Sul-Americana, sem necessitar de outros resultados. Com a derrota, o Galo contou com empate do Flamengo diante do Santos, na Vila Belmiro, e derrota do Avaí para o Atlético-PR, na Arena da Baixada, para marcar presença na edição 2011 do torneio continental. Já o São Paulo foi a 55 pontos e fechou o Brasileiro em nono lugar. O Tricolor também está garantido na Sul-Americana do próximo ano.

O pensamento do Galo já está voltado para 2011. Os jogadores sairão de férias a partir desta segunda-feira, quando terá início uma reformulação no grupo. Alguns atletas que terão o contrato vencendo ao fim desta temporada, não vão continuar. Já outros cujo vínculo vigora por mais tempo, poderão descansar para retornarem com uma nova mentalidade, como espera o técnico Dorival Júnior e a diretoria. A meta é ter um ano bem diferente de 2010, com o time brigando por títulos.

O jogo

Desde o começo da partida, o Atlético deu mostras de que estava apenas a passeio em São Paulo. Com falhas na marcação, principalmente na entrada da área, e com ataque ineficiente, o Galo foi presa fácil para o adversário, que liquidou o jogo logo no primeiro tempo. E o Tricolor estava com a pontaria em dia. Abusou dos chutes de fora da área, incomodou o goleiro Renan Ribeiro e foi premiado com gols. Nem parecia que o Alvinegro buscava vaga na Copa Sul-Americana, diante da falta de interesse da equipe.

Logo no primeiro minuto, o São Paulo mostrou que os chutes de média e longa distância seriam uma arma importante. Principalmente com o gramado prejudicado pela forte chuva na capital paulista, antes e durante a partida. Ilsinho chutou e obrigou Renan Ribeiro a trabalhar. Aos 2min, Marlos invadiu a área com extrema facilidade, mas concluiu fraco e facilitou a defesa do goleiro. Além de não conseguir interromper a troca de passes dos paulistas no setor ofensivo, o Galo sofria com a forte marcação do Tricolor, que cercava a saída de bola dos mineiros.

A única vez que chegou com perigo, o Atlético levou perigo a Rogério Ceni, em chute de Renan Oliveira, que o goleiro apenas acompanhou a bola saindo à direita. Mas ficou nisso. O restante do primeiro tempo foi todo do Tricolor, que foi avassalador. Aos 26, Serginho foi driblado por Marlos e fez a falta, mas Ilsinho ficou com a sobra e mandou para as redes de Renan Ribeiro: 1 a 0. Naquele momento, o técnico Dorival Júnior, insatisfeito com a apatia da equipe, já dava o recado aos jogadores com muitos gestos e gritos.

A perda de Zé Luís, que deixou o campo com falta de ar, piorou a situação. Fabiano entrou, mas, confuso, não sabia se apoiava o ataque ou se ficava mais preso na marcação. E o São Paulo logo marcou o segundo, aos 30. Lucas, em mais um chute de fora da área, acertou o canto direito de Renan Ribeiro: 2 a 0. O suficiente para o treinador alvinegro mexer na equipe. Ele trocou Rafael Cruz por Neto Berola. Mas não surtiu efeito. O time ficou perdido em campo e levou o terceiro, aos 40. Marlos limpou o lance e disparou em outro arremate de longe, à direita do goleiro atleticano: 3 a 0. Fatura praticamente liquidada já no primeiro tempo.

Vexame maior

O Galo voltou a campo com Ricardinho no meio-campo. “Vamos procurar jogar, pois só o São Paulo jogou no primeiro tempo”, afirmou o armador, substituto de Obina, que não viu a cor da bola na etapa inicial. Foi a terceira e última alteração de Dorival Júnior. Mas logo a um minuto saiu o quarto gol do Tricolor. Cobrança de escanteio pela direita, Renato Silva subiu mais alto que a zaga e fez 4 a 0, derrubando a tentativa do treinador alvinegro em dar nova cara ao time.

Mesmo depois do quarto gol o São Paulo continuou melhor, jogando da forma como queria. Enquanto isso, o Atlético se mantinha em ritmo de férias. Parecia estar no aguardo do apito final do árbitro. E alguns jogadores ainda começaram a perder a cabeça e a fazer faltas mais duras. Em nada lembrou o time que, sob o comando de Dorival Júnior, conseguiu a proeza de espantar um rebaixamento até então muito provável de ocorrer.

Os 25min finais foram de dar tédio. Com a vitória assegurada e tranquilo em campo, o São Paulo tocou a bola sem agredir o adversário. Já o Atlético também trocava passes para o lado, sem qualquer iniciativa ofensiva. Os alvinegros se fecharam na defesa, até para não levar mais gols e aumentar o vexame, procurando sair nos contra-ataques. Mas a apatia e a lentidão para sair da defesa impediram qualquer tipo de reação. E poderia até ter sido mais, se não fosse intervenção salvadora de Renan Ribeiro, depois de cabeçada de Xandão. Marlos ainda perdeu chance incrível, concluindo por sobre a meta, na frente do goleiro.

SÃO PAULO 4 X 0 ATLÉTICO

São Paulo
Rogério Ceni; Ilsinho, Xandão, Renato Silva e Jorge Wagner (Diogo); Zé Vitor, Jean, Lucas e Carlinhos Paraíba (Sérgio Mota); Lucas Gaúcho (Casemiro) e Marlos
Técnico: Paulo César Carpegiani

Atlético
Renan Ribeiro; Rafael Cruz (Neto Berola), Jairo Campos, Cáceres e Leandro; Zé Luís (Fabiano), Serginho, Diego Souza e Renan Ribeiro; Diego Tardelli e Obina
Técnico: Dorival Júnior

Local: Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Público: 1.781 pagantes
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa (RJ) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Cartão amarelo: Fabiano
Gols: Ilsinho, 26min, Lucas, 30 e Marlos, 40min do 1ºT
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos