CGU e MPF promovem seminário no Dia Internacional contra corrupção

É possível medir a corrupção e identificar os seus efeitos? A pergunta está na base temática de um seminário planejado pela Controladoria da União e pelo Ministério Público Federal, para marcar as atividades locais do Dia Internacional Contra a Corrupção, na próxima quinta-feira (9/12). O evento é realizado a partir das 8h30, no auditório da FITs, com apoio do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL) e da própria universidade.

Entre os palestrantes, o cientista político Dalson Figueiredo, da Universidade Federal de Pernambuco, que desenvolve pesquisa sobre financiamento de campanhas, que vai falar sobre o tema “É possível medir a corrupção?”; e o procurador da República Rodrigo Tenório, mestre em Direito pela Universidade de Harvard, que abordará o tema “A corrupção e seus efeitos”.

Entre os debatedores convidados, o procurador da República Fábio Holanda, um dos representantes do MPF/AL no Focco/Al e o secretário-geral do Tribunal de Contas da União, João Walravem.

Sobre o Dia – A ONU escolheu o dia 9 de dezembro como o Dia Internacional contra a Corrupção em referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida, em 9 dezembro de 2003. Mais de 110 países, entre eles o Brasil, assinaram a Convenção, que entrou em vigor em 14 de dezembro de 2005.

A Convenção de Mérida é um documento que fornece a estrutura legal para criminalizar práticas de corrupção, ampliar a cooperação internacional no enfrentamento de paraísos fiscais e facilitar a recuperação de ativos desviados para o exterior.

Segundo o texto, um combate eficaz à corrupção exige ação dos governos, da sociedade civil e do setor privado. Aos primeiros, cabe realizar ações eficientes contra a corrupção, bem como implementar a Convenção. Aos demais, cabe dar apoio às ações governamentais e exigir que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.

Para participar do evento, basta se dirigir ao auditório da Fits. A entrada é franca. Mais informações: (82) 2121-1485/1478

Fonte: Ascom MPF

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos