AMA e Funasa promovem curso sobre Plano de Saneamento Básico

GCom/AMAAMA e Funasa promovem curso sobre Plano de Saneamento Básico

AMA e Funasa promovem curso sobre Plano de Saneamento Básico

Em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) está promovendo o seminário sobre “Plano Municipal de Saneamento Básico” (PMSB), que acontece hoje e amanhã no auditório da Esmal. Uma equipe técnica da Funasa de Brasília está em Alagoas para esclarecer as diretrizes e procedimentos para a elaboração do plano, que precisa ser apresentado até 2014.

“A Funasa entende que é difícil para os municípios pequenos ter uma boa equipe técnica, por isso apoiamos e damos auxílio”, afirmou a palestrante Liege Castelane, engenheira sanitarista da Funasa de Brasília. Ela explicou através da Lei 11445/2007, a política do saneamento. “Saneamento não é só água é também esgoto, drenagem e tratamento de resíduos sólidos, tudo isso é de inteira responsabilidade do município, pode-se até delegar funções para uma companhia de gerenciamento estatal, mas a titularidade é municipal”, afirmou a palestrante.

Curso segue até amanhã, com a palestra da assistente social da Funasa de Brasília, Maria de Fátima de Carvalho, que vai explicar como o plano pode beneficiar na saúde e educação do local. Entre 25 inscritos, Tatianah Farias, assistente social de Traipu, achou o curso interessante para o crescimento do município. “Agora, estou aprendendo como é feito o saneamento de forma correta, isso pode beneficiar muito a qualidade de vida, saúde e meio ambiente”, afirmou.

Nise Sarmento, gerente de apoio institucional da AMA, ressalta a importância de que os municípios enviem sua equipe técnica ao seminário para entender como pleitear recursos junto à Funasa para a elaboração do Plano. “Com o planejamento o município vai poder identificar quais são as falhas existentes para a partir daí buscar recursos específicos para a melhoria”, afirmou Nise.

Fonte: GCom/AMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos