Agricultores de Carneiros recebem 350 ovelhas nesta terça

Agência AlagoasAnimais vão melhorar condição de vida das famílias da cidade

Animais vão melhorar condição de vida das famílias da cidade

Cinquenta famílias de agricultores do município de Carneiros, no Sertão alagoano, serão beneficiadas na tarde desta terça-feira (7), com a entrega de 350 ovelhas, a partir das 13h.

A iniciativa faz parte das ações do APL, por meio do Programa Alagoas Mais Ovinos, Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) para promover a geração de ocupação e renda no campo e reestruturar a cadeia produtiva.

Além das 350 ovelhas, serão entregues 12 carneiros reprodutores puros de origem e registrados numa associação nacional. O repasse dos animais ocorre por meio de um contrato de empréstimo, por meio do qual as famílias beneficiadas, todas cadastradas pelo APL e pela prefeitura, têm por obrigação devolver dois animais por ano após um período de carência de dois anos.

“Elas também vão receber assistência técnica específica, orientação sobre manejo adequado e formação de banco de forragens”, esclareceu o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta.

Durante a entrega de ovelhas em outro município do Sertão, o gestor do APL de Ovinocaprinocultura, Reginaldo Guedes, destacou que o Programa Alagoas Mais Ovinos complementa as ações do APL e vai promover a melhoria do rendimento dos animais oriundos desses cruzamentos.

“Os animais terão um ganho de carcaça, um ganho de peso, e isso é bom para o agricultor, que vai aumentar sua renda, e pode servir para um abate em escala industrial, uma vez que o rebanho de todo o Estado vai aumentar”, salientou.

História da cidade – Segundo a tradição popular, o município recebeu este nome porque um carneiro ‘enlouquecido’ pela sede cavou um enorme buraco com as patas e os chifres até formar uma cacimba. O animal saciou, então, a sua sede. A cacimba recebeu a denominação de Cacimba do Carneiro e o sítio do proprietário, de onde surgiu o núcleo principal da povoação, Sítio do Carneiro. Com o passar do tempo e a autonomia política, começou a ser chamado apenas de Carneiros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos