Governador avalia ações de combate à violência em evento

Alagoas24horasAlagoas24horas

“É uma guerra permanente”. Foi com esta frase que o atual governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), avaliou as ações que – segundo ele – estão sendo desenvolvidas por seu governo no combate à violência e ao tráfico de drogas. Vilela deu a declaração durante a formação das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) desenvolvido pelo próprio Executivo, por meio da Polícia Militar.

De acordo com Vilela, apesar dos números alarmantes da violência em Alagoas, principalmente os homicídios, com o registro de mais de dois mil no último ano, “o governo do Estado tem agido sem dar tréguas aos bandidos”. “O pano de fundo desta violência é a miséria. Nosso plano maior tem sido o combate a esta miséria em Alagoas, gerando renda, emprego para as pessoas e melhorando o quadro social”, frisou.

O governador de Alagoas destacou ainda as ações direcionadas ao combate ao tráfico de drogas. “Eu fui o único governador do Brasil que ganhou um prêmio em relação a estas ações. Claro, eu ganhei o prêmio, mas isto representa o trabalho de toda uma equipe. Desenvolvemos ações de trabalho de apoio às comunidades terapêuticas, além do trabalho que vem sendo feito pelo projeto da polícia comunitária, como ocorre no Conjunto Selma Bandeira, aqui em Maceió”.

“A ação são em várias frentes”, complementou ainda o governador de Alagoas. Teotonio Vilela Filho destacou ainda que a violência tem sido um problema do Brasil inteiro e citou a recente “guerra” que vem sendo travada no Rio de Janeiro contra o tráfico de drogas. “É um problema sério aqui e em todos os lugares do Brasil, mas em Alagoas nós não vamos dar trégua”, concluiu.

Proerd

Teotonio Vilela Filho destacou ainda importância do Proerd nestes planos de combate à violência. De acordo com o chefe do Executivo, o programa desenvolvido pela PM resgata a esperança de parte da juventude. “O Proerd é um passo dado pela PM para preparar estas crianças para o terrível dia em que alguém vai oferecer a droga para ela. Neste momento, ela poderá definir a sua vida. Estamos ajudando a definir a vida das crianças, construindo um futuro de forma positiva”.

De acordo com Vilela, o programa é de tão vital importância que ele faz “questão de participar da formação das crianças todos os anos”. No dia de hoje, o Proerd formou mais de 17 mil crianças e jovens de várias instituições de ensino estaduais, municipais e particulares.

O Proerd é uma atividade desenvolvida pela Polícia Militar que oferece estratégias para reforçar os fatores de proteção das crianças nas escolas. Na prática, ele ensina os alunos, de forma direcionada, a evitarem o uso de drogas e a prática de qualquer tipo de violência. Hoje, o programa é desenvolvido no Brasil e em mais de 60 países, envolvendo cerca de 40 milhões de crianças por ano.

Na Polícia Militar, o programa, implantado em Alagoas no ano de 2002, é coordenado pela major Valdenize Ferreira Lima. As atividades educacionais realizadas em sala de aula são ministradas por policiais militares voluntários e capacitados que, de forma lúdica e descontraída, transferem às crianças todas as bases de ensinamento proposto pelo Proerd. As atividades pedagógicas são realizadas por meio de palestras, oficinas, brincadeiras, trabalhos em grupo e de forma individual.

O trabalho preventivo realizado pelo Proerd em Alagoas já foi reconhecido nacionalmente em 2009, quando a major Valdenize Ferreira recebeu, em Brasília, o prêmio Mérito de Valorização da Vida.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos