Mancha afasta banhistas da praia de Iracema/CE

Uma mancha escura chegou, ontem, até a Praia de Iracema, à altura do aterro. Fenômeno semelhante também aconteceu no Cumbuco, município de Caucaia. Por ambos os casos, as autoridades acreditam que não se trata de derramamento de óleo, provenientes de navios petroleiros, que estariam aportando na costa cearense.

O diagnóstico da perícia feito nas águas do Cumbuco e Praia de Iracema, somente deverá ficar concluído na próxima semana. Ainda na manhã de ontem, uma equipe da Capitania de Portos esteve no Cumbuco e Praia de Iracema, no sentido de iniciar as investigações sobre supostas práticas poluidores e que podem se configurar como crime ambiental no litoral do Estado.

No entanto, o capitão de Fragata da Capitania dos Portos, Euller Neud Carvalho Braga, disse que, pelo material verificado na Capital, há fortes indicadores de que se trata de materiais orgânicos, próprios do bioma marinho, não se caracterizando assim crime ambiental.

No entanto, adiantou que caso haja sinais de óleo, então o laudo poderá se estender até por um mês, uma vez que é feita uma investigação sobre o navio poluidor, de modo que seja responsabilizado pelos danos ecológicos. Com esse laudo definitivo, haverá uma comunicação posterior para a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ainda na manhã de ontem, a grande preocupação das autoridades seria quanto ao fato da mancha, de cor marrom, fosse de natureza de resíduos de óleos. Essa prática é conhecida pela Capitania dos Portos, haja vista que há histórico de navios petroleiros fazendo a limpeza de seus tanques em área próximo ao continente e não em alto mar, como prevê a legislação específica.

A Semace também fez coleta de águas na Praia de Iracema, ainda ontem. O responsável pelo laboratório do Núcleo de Análise e Monitoramento, Lincoln Mendes, disse que uma explicação sobre a coloração diferente das águas em trechos do litoral do Estado poderá ser dada até a próxima quarta-feira.

diariodonordeste.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos