Exame do Glaucoma será realizado no STTR de Arapiraca

De acordo com as estatísticas, de 1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma. Preocupado por esses números, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFA), realizam, no próximo dia 16, a partir das 8 horas, na sede da instituição, a Rua Boa Vista, 321, Centro, mais uma etapa do exame do Glaucoma. Só pode fazer o exame, as pessoas acima de 40 anos.

Os interessados devem comparecer a sede do sindicato, munidos de xérox da identidade, do CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Não é necessário o pagamento de taxas.

Segundo o Instituto Benjamin Constant, o glaucoma é uma doença causada
pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido à lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão.

O glaucoma é uma doença lenta e raramente apresenta sintomas. Os sinais da doença só vão surgir nos glaucomas agudos, quando o paciente sofre fortes dores de cabeça e fotofobia, enjôo e dor ocular intensa.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Arapiraca, Geraldo Balbino da Silva, toda doença terá que ser tratada o quanto antes, para evitar danos maiores no futuro. Para ele, essa é mais uma oportunidade para diagnosticar a doença.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos